Eventos em novembro discutem Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação para além dos muros

Objetivo é avaliar e fazer um balanço crítico das pesquisas e da produção do conhecimento do ensino de geografia

Estão abertas as inscrições para o VI Encontro de Práticas de Ensino em Geografia da UFPE e V Ciclo de Debates Temáticos do GPECI, promovidos pelo Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (Legep) e pelo Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI), ligados ao Departamento de Ciências Geográficas (DCG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com o tema “Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação para além dos muros”, os eventos têm inscrição realizada por meio de formulário eletrônico e serão realizados de 21 a 23 de novembro deste ano.

O objetivo é avaliar e fazer um balanço crítico das pesquisas e da produção do conhecimento do ensino de Geografia no território pernambucano e em outras escalas. Os grupos de trabalho para apresentação incluem cinco temáticas: “Práticas escolares, processos do ensino e inovação em Geografia”, “Didática, formação de professores de Geografia e profissionalização docente”, “Representações e linguagens no ensino de Geografia”, “O currículo e a avaliação na formação inicial e na prática escolar de Geografia” e “Geografia escolar e os temas tranversais contemporâneos e integradores”. Mais informações sobre como participar podem ser encontradas no site dos eventos.

“Tendo como horizonte o crescimento e fortalecimento deste campo de pesquisa, esse evento se propõe a ser um momento de reflexão acerca dos avanços nas diferentes linhas de pesquisa em Geografia Escolar e de proposições estratégicas para a pesquisa nos próximos anos. Propõe-se, também, a se constituir em um momento de intercâmbio entre outros pesquisadores e grupos de pesquisa que articulam em sua produção os universos geografia-educação-profissionalização no âmbito das práticas escolares em Geografia, dando visibilidade à riqueza e potencialidade desses fazeres na contemporaneidade e, com isso, provocando a criação”, explicam os organizadores.

Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (Legep)

legep.ppgeo@ufpe.br

Data da última modificação: 11/07/2022, 15:28