Curso promovido pelo Neppag Ayni que relaciona agroecologia e geografia está no YouTube

Conhecimento agroecológico e geográfico foi posto em diálogo com conhecimento dos povos indígenas

Finalizado hoje (11), o curso “Agroecologia e Geografia: tecendo a relação sociedade-natureza desde os conhecimentos e territórios de reprodução da vida”, promovido pelo Núcleo de Educação, Pesquisa e Práticas em Agroecologia e Geografia (Neggap Ayni) da Universidade Federal de Pernambuco, disponibiliza todas as aulas em seu canal do YouTube. O convidado de hoje é Eliel Benites Guarani Kaiowá, doutor em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O curso foi coordenado pela professora Mônica Cox, do Departamento de Ciências Geográficas, e construído com a equipe do núcleo, composta por graduandos e pós-graduandos. De acordo com a professora, foram 200 inscritos, sendo 62,2% de participação feminina, com representantes de universidades, institutos, laboratórios, núcleos, organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns, colégios, centros, redes, secretarias, associações, assentamentos e comunidades de 18 estados brasileiros.

“O curso trouxe a força do diálogo de conhecimentos, da ecologia de saberes: conhecimento agroecológico e conhecimento geográfico em diálogo com conhecimento dos povos indígenas. Em nossas aulas, trouxemos a vida para o centro de nossos estudos, refletindo nossa prática pedagógica, pesquisas, ações, dialogando como totalidade ensino/pesquisa/extensão desde a relação sociedade e natureza. O curso contribui especialmente para, em tempos de pandemia, reconhecer qual nosso papel acadêmico na universidade frente à crise sanitária, ambiental, social e, sobretudo, civilizatória”, afirma a docente.

Neppag Ayni

nucleoagroecologiaufpe@gmail.com