Notícias Notícias

Voltar

Centenário de Manuel Correia de Andrade será comemorado na próxima semana em evento na UFPE

O evento será presencial, com transmissão simultânea pelo canal do Laboratório de Geografia Humana da Univasf

Diante da magnitude das contribuições acadêmicas e da amplitude e importância das temáticas trabalhadas pelo geógrafo Manuel Correia de Andrade, a Rede de Pesquisadores Itinerários da Educação Geográfica (Repeg), em cooperação com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Universidade de Pernambuco (UPE) promoverão, de 2 a 5 de agosto, no Campus Recife da UFPE, o evento “A terra e o homem: centenário de Manuel Correia de Andrade”. O reitor Alfredo Gomes participará da abertura do evento, no dia 2.

O evento será presencial, com transmissão simultânea pelo canal do Laboratório de Geografia Humana da Univasf no YouTube. As mesas-redondas ocorrerão no auditório do 1º andar do Centro de Educação e os grupos de trabalho no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). As mesas estão abertas para o público geral, contudo, a certificação será emitida apenas para os inscritos.

Manuel Correia de Andrade, que foi professor da UFPE por várias décadas e recebeu o título de Professor Emérito da Universidade, figura entre um dos principais pensadores das ciências humanas do Brasil. A relevância do referido pensador é refletida também nos prêmios e títulos recebidos durante a sua vida e após seu falecimento, dando nomes a bibliotecas, cátedras, auditórios em diferentes instituições de ensino no Brasil, sendo ainda hoje objeto de estudo e pesquisa em teses e dissertações em diversas áreas do conhecimento.

No evento, serão debatidos os temas: A questão agrária, Planejamento Regional e Territorial, O ensino da História e da Geografia, O rural e o urbano, Vida e Obra de Manuel Correia de Andrade e Meio ambiente: as relações entre a terra e o homem.

O público-alvo deste evento são estudantes, professores, pesquisadores e profissionais das ciências humanas em geral que se identificam com as temáticas abordadas pelo geógrafo Manuel Correia de Andrade. Interessados no tema devem se inscrever compartilhando pesquisas, relatos de experiência e reflexões.

Os professores Osvaldo Girão (chefe do departamento de Ciências Geográficas) e Cláudio Ubiratan e a professora Thaís de Lourdes Correia, todos do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, estão envolvidos na organização do evento, entre outros.

Mais informações
Redes sociais
@manuelcorreia.oevento 
manuelcorreiaaterraeohomem@gmail.com

Data da última modificação: 28/07/2022, 15:08

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links