Cantos xamânicos serão tema de palestra hoje às 17h no CFCH

Purahei e além: cantos xamânicos Guarani-ñandeva é o tema da palestra a ser proferida durante a Reunião do Grupo de Estudos sobre Práticas Tradicionais de Cura e Saúde Indígena (Gesi) do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe) www.ufpe.br/nepe do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE. O evento será hoje (19), às 17h, no auditório de Antropologia, no 13º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no Campus Recife da Universidade.

A palestra é gratuita e aberta ao público e faz parte das homenagens aos 20 anos do Nepe. Para o evento, o Nepe vai contar com a presença do pesquisador Jean-Pierre Estival, do Ministério da Cultura e da Comunicação da França e do Laboratório de Etnologia e Sociologia Comparativa do Centro de Pesquisa em Etnomusicologia (CREM) da Universidade de Paris Oeste, em Nanterre.

A apresentação será sobre canções noturnas, denominadas de Purahei de homens ou mulheres Guarani-ñandeva. Estas musicas são consideradas como os caminhos para encontrar e interagir com o complexo mundo dos espíritos e entes vivos. A proposta da palestra é descrever esses cantos e mostrar como as letras são mais do que um simples enunciado.

O palestrante Jean-Pierre Estival também vai mostrar como o desmatamento maciço em andamento no Chaco paraguaio tem, além de tudo, um impacto no mundo de espíritos cujas espécies estão desaparecendo e cujas canções são difíceis de se seguir.

Data da última modificação: 19/04/2018, 13:26

Contatos Contatos