Campanha “Livro, uma boa companhia” destaca obras sobre Educação e Ciências Humanas

Editora UFPE dá desconto de 25% nas três obras e frete grátis para todo o Brasil

Alguns setores da sociedade brasileira têm sido marcados por um discurso que tenta desvalorizar o campo do saber por, supostamente, não ter tanta utilidade prática quanto outros. Os alvos preferenciais dessa visão costumam ser a Educação e as Ciências Humanas. Pensando nisso, a campanha “Livro, uma boa companhia”, da Editora UFPE, dá destaque esta semana a três títulos representativos dessas áreas como forma de conscientização para a importância da multidisciplinaridade.

Os livros são: “Labirintos da modernidade: memória, narrativa e sociabilidades”, de Antonio Jorge Siqueira; “Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil”, organizado por Luís Alcoforado, Márcia Regina Barbosa e Denise Aparecida Brito Barreto; e “Processos interculturais: antropologia política do pluralismo cultural na América Latina”, de Miguel Alberto Bartolomé. Os três títulos podem ser adquiridos com 25% de desconto e frete grátis para todo o Brasil.

O vice-diretor da Editora e professor do Departamento de Filosofia da UFPE, Junot Matos, chama a atenção que se trata de uma iniciativa com objetivo de acentuar a complexidade da formação do pensamento e o fato de que qualquer abordagem científica é humana, porque conduzida por homens e mulheres em busca de encontrar respostas para os problemas a sua volta. Para ele, o que está em jogo nos ataques a determinadas áreas do conhecimento é uma tentativa de desprestigiar disciplinas que historicamente se mostraram capazes de mobilizar o senso crítico para assim tornar o ensino superior mais suscetível a interesses econômicos.

“Toda ciência é humana. Toda ela tem o ser humano no seu ato criador. Cabe, nestes termos, a defesa da ciência enquanto dado cultural. Como sabemos, o animal humano é por sua natureza simbólico e habita um mundo para onde convergem olhares plurais, saberes em diálogo, tensões e conflitos. A iniciativa da Editora tem o propósito de ressaltar esse olhar pluralista”, explica Junot.

Para adquirir um exemplar, o interessado precisa enviar e-mail para livraria.editora@ufpe.br, informando título do livro, nome completo, CPF e endereço de entrega. A equipe da Editora enviará resposta com informações sobre como fazer o pagamento, prazo de recebimento do exemplar e rastreamento dos Correios

Livro: Labirintos da modernidade: memória, narrativa e sociabilidades
Autor: Antonio Jorge Siqueira
Preço: De R$ 70,00 por R$ 52,50
Sinopse: O livro reúne ensaios e conferências pronunciadas em vários momentos da vida acadêmica do autor sobre temas complexos da sociedade contemporânea, como transcendência, linguagem, corpo e narrativas históricas da vida contemporânea. Intelectual de muitos talentos, Antonio Jorge Siqueira trafega com pensamento crítico através de diferentes áreas – Filosofia, História, Literatura, Cinema, Sociologia, Etnologia e Ciência Política –, em diálogo com os legados intelectuais, entre outros, de Gilberto Freyre, Graciliano Ramos, Euclides da Cunha, Guimarães Rosa, Glauber Rocha, Hannah Arendt, Wittgenstein, Morin, Croce e Chartier, para oferecer ao leitor uma leitura referencial sobre os diferentes labirintos da modernidade.

Livro: Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil
Organizadores: Luís Alcoforado, Márcia Regina Barbosa e Denise Aparecida Brito Barreto
Preço: De R$ 85,00 por R$ 63,75
Sinopse: A proposta educativa original pensada por Paulo Freire tem inspirado de modo universal diversos trabalhos e estudos na área da alfabetização de jovens e adultos. O livro é resultado da experiência de um encontro entre educadores e investigadores portugueses e brasileiros, promovido pela Universidade de Coimbra. Trata-se de um conjunto de 32 textos que testemunham a produção científica dos que estiveram presentes e abraçaram há muito a problemática de como se faz hoje a educação de jovens e adultos nos dois países, e como se poderia enriquecê-la através das interpelações do pensamento e da práxis apresentados por Paulo Freire.

Livro: Processos interculturais: antropologia política do pluralismo cultural na América Latina
Autor: Miguel Alberto Bartolomé
Preço: De R$ 76,00 por R$ 57
Sinopse: Primeira edição em língua portuguesa da aclamada obra de Miguel Alberto Bartolomé, um dos principais nomes da Antropologia latino-americana e mundial. Nesta obra, originalmente publicada em espanhol, Bartolomé analisa o pluralismo cultural da América Latina, enfatizando, entre outros conceitos, o processo de “configuração étnica” para refletir sobre as sociedades indígenas atuais, vistas como coletividades dinâmicas resultantes de uma complexa etnogênese”. Trata-se de obra de relevo para a reflexão de antropólogos, sociólogos e demais profissionais que se ocupam do estudo dos povos indígenas do continente.

Data da última modificação: 29/06/2020, 17:35

Contatos Contatos