Campanha da Editora UFPE homenageia um dos legados de Ricardo Brennand

“Frans Post e a paisagem da Nova Holanda” é a sugestão de leitura da semana da campanha “Livro, uma boa companhia”

Da equipe de comunicação da Editora UFPE

No dia 25 de abril, morreu, aos 92 anos, o empresário, engenheiro e incentivador das artes Ricardo Brennand, vítima de Covid-19. Um de seus legados, o Instituto que leva seu nome, possui, entre outros itens de grande importância artística e histórica, o maior acervo do mundo de telas do pintor holandês Frans Post sobre a paisagem do Brasil do século XVII. A obra do neerlandês, considerado o primeiro paisagista das Américas e o primeiro pintor da paisagem brasileira, é tema de “Frans Post e a paisagem da Nova Holanda”, a sugestão de leitura da campanha “Livro, uma boa companhia” da Editora UFPE para esta segunda semana de maio. O título pode ser adquirido via internet com desconto de 25% e frete grátis para todo o Brasil.

Escrito pelo professor Daniel de Souza Leão Vieira, do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, o livro, que resulta da sua tese de doutorado defendida na Universidade de Leiden, nos Países Baixos, em 2010, aborda a formação cultural da imagem em Frans Post e revela não só os nexos entre suas obras e os discursos políticos em circulação na época, mas também os sentidos que se conferiam a uma visão do Brasil nos moldes de uma paisagística pátria. A obra, publicada em 2019 pela Editora UFPE, apresenta reproduções autorizadas de dez telas de Frans Post pertencentes ao Instituto Ricardo Brennand. Uma entrevista com o autor pode ser vista no canal da Editora UFPE no YouTube.

“Com essa nova sugestão de leitura, queremos prestar uma homenagem à importância de Ricardo Brennand como incentivador das artes e da preservação da memória histórica. O acervo que ele nos deixou através do seu Instituto continuará a ser uma importante fonte de estudos. O livro ‘Frans Post e a paisagem da Nova Holanda’ é uma demonstração disso”, afirma o diretor da Editora UFPE, Diogo Cesar Fernandes.

COMO COMPRAR – Para adquirir as obras da Editora UFPE, é necessário enviar e-mail para livraria.editora@ufpe.br, informando título do livro, nome completo, CPF e endereço de entrega. A equipe da Editora enviará resposta com informações sobre como fazer o pagamento, prazo de recebimento do exemplar e rastreamento dos Correios.

Durante a campanha “Livro, uma boa companhia”, não será cobrado frete para qualquer cidade do país. Além disso, todos os exemplares estão sendo vendidos com 25% de desconto. Os benefícios serão concedidos durante a vigência do isolamento social de combate à Covid-19.

Livro: Frans Post e a paisagem da Nova Holanda
Autor: Daniel de Souza Leão Vieira