Refletindo sobre o Ensino das Ciências Refletindo sobre o Ensino das Ciências

Voltado para professores do Ensino Básico, graduandos e pós-graduandos na área de Ensino de Ciências, este projeto tem como objetivo promover encontros mensais para discutir possíveis práticas pedagógicas, em uma perspectiva de formação continuada reflexiva.

Os encontros acontecerão nos meses de abril, maio, junho, agosto, setembro e novembro, preferencialmente nas:

- Segundas-feiras para a área de Biologia;
- Terças-feiras para as áreas de Física, Química e Matemática;
- Quartas-feiras para a área de Geociências.

 

Últimas atividades Últimas atividades

Voltar

CANCELADA - Oficina Jogos para o ensino de Matemática

ATENÇÃO:
Esta oficina foi cancelada e está sendo reagendada para fevereiro de 2019. Divulgaremos novas informações em breve.

 

As oficinas são uma ação do Projeto de extensão "Encontro às terças", realizado em parceria entre EDUMATEC (Pró-Grandezas e LEMATEC) e CECINE - UFPE.

Oficina: Jogos para o ensino de Números e Operações - ICTIAN9 e Quebra dados (manhã)

Resumo: A presente oficina será dividida em dois momentos. Um primeiro momento serão discutidos os fundamentos para o uso de jogos matemáticos no ensino da matemática, em particular dos números e operações. Discutiremos estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos utilizados de forma implícita ao jogar e aprendidos pelos estudantes. A ideia de orquestrações instrumentais para o uso dos jogos em sala de aula também será abordada e de situações-problema com contexto no jogo. Um segundo momento, teremos uma parte prática dividido em duas turmas: uma para trabalhar com o jogo ICTIAN9 e outra com o jogo Quebra dados. Após exploração serão discutidos conhecimentos matemáticos mobilizados e possíveis situações que exploram cada jogo.
Número de vagas: 50
Obs.: o inscrito deverá indicar se deseja trabalhar com Ictian9 ou Quebra dados (25 vagas para cada um)

>> CLIQUE AQUI PARA INSCRIÇÕES <<

Oficina: Jogos para o ensino de Área e Frações - Pokétrunfo e Pintárea 


Resumo: A presente oficina será dividida em dois momentos. Um primeiro momento serão discutidos os fundamentos para o uso de jogos matemáticos no ensino da matemática, em particular das frações e de área de polígonos. Discutiremos estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos utilizados de forma implícita ao jogar e aprendidos pelos estudantes. A ideia de orquestrações instrumentais para o uso dos jogos em sala de aula também será discutida e de situações-problema com contexto no jogo. Em um segundo momento, teremos uma parte prática dividido em duas turmas: uma para trabalhar com o jogo Pokétrunfo e outra com o jogo Pintárea. Após exploração serão discutidos conhecimentos matemáticos mobilizados e possíveis situações que exploram cada jogo.
Número de vagas: 50

Obs: o inscrito deverá indicar se deseja trabalhar com Pokétrunfo ou Pintárea (25 vagas para cada um)

 

 

Observação: Os inscritos que não comparecerem e não justificarem a ausência perderão o direito de participar da próxima atividade do projeto.

Será concedida declaração de participação. 

Local: CECINE
Av. Prof. Artur de Sá, s/n | Cidade Universitária (na entrada lateral da UFPE) 
Fone: (81) 2126-7030
e-mail cecine.ufpe@gmail.com

Data da última modificação: 10/12/2018, 11:11