Destaques Destaques

Oficina: O uso do software " Tracker" como ferramenta de Análise dos experimentos de Física

A Oficina "O uso do software Tracker como ferramenta de Análise dos experimentos de Física" é uma ação do Projeto de extensão "Refletindo sobre o Ensino das Ciências ".Trata-se de um encontro mensal por área do conhecimento, para discutir o ensino na área.

Resumo da Oficina:

A realização de experimentos de física, na grande maioria das escolas públicas, é deixada de lado pelos professores, devido as escolas não possuírem laboratório de física. Para minimizar essa dificuldade, algumas demonstrações e experimentos são realizados na sala de aula com o objetivo de melhorar a compreensão do aluno. Devido à grande facilidade de aquisição de vídeos através de tablets e smartphones, muitos experimentos e demonstrações de física, principalmente na área da mecânica, podem ser realizados em sala de aula, filmados e analisados posteriormente com softwares que possuem essa finalidade. Uma das principais ferramentas de vídeoanálise para o ensino de física, é o software livre “Tracker”. Este software permite rastrear um objeto em uma cena de um vídeo, extraindo informações como, posição, velocidade, aceleração de determinado objeto na cena. Nesta oficina será abordado como o software "Tracker" pode ser utilizado como ferramenta de análise de experimentos de física que podem ser realizados com certa facilidade em sala de aula.

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

Observação: Os inscritos que não comparecerem e não justificarem a ausência perderão o direito de participar da próxima atividade do projeto.

Mais informações:
Av. Economistas, nº9 - Campus da UFPE. - Cidade Universitária - Recife -PE - (na entrada lateral da UFPE)
Fone (81) 21267030 -E-mail cecine.ufpe@gmail.com

.

Data da última modificação: 06/06/2018, 12:59

Contato Contato

Av. Economistas, nr.9 -Cidade Universitária - Recife -PE- (na entrada lateral da UFPE) CEP: 50740-520

(81) 2126-7030 (81) 2126-8616