Destaques Destaques

Agenda aberta para as Oficinas Científicas 2019.2

Informamos que os agendamentos para as Oficinas Científicas estão disponíveis para o semestre 2019.2. Os horários para o semestre foram atualizados e podem ser consultados abaixo.

As oficinas científicas buscam ampliar o contato dos estudantes com a ciência e promover a aprendizagem de conceitos importantes de forma prática e prazerosa por meio de metodologias inovadoras, uso de material didático e/ou jogos pedagógicos. As oficinas são realizadas nos laboratórios de Física, Química, Biologia, Geociências e Matemática.

Oficinas oferecidas

Oficina: POR DENTRO DA QUÍMICA COTIDIANA
Objetivo: Demonstrar experimentos facilmente reproduzíveis em ambientes escolares, abordando de forma prática os modelos atômicos, reações químicas, equilíbrio químico, cinética química, acidez e basicidade, indicadores de pH, separação de misturas.
Coordenadora: Kátia Aparecida da Silva Aquino (Colégio de Aplicação/CE)
Monitor: Cristiano Epifânio Lopes Junior

Oficina: EXPERIMENTOS INTERATIVOS DE FÍSICA BÁSICA
Objetivo: Aproximar o conhecimento da física através de experimentos interativos com ondas, princípio de Pascal, Lei da indução de Faraday, conservação do momento angular, índice de refração, de modo que os alunos possam relacioná-los ao seu cotidiano e ao mesmo tempo descobrir aplicações no mundo cientifico com os mesmos princípios vistos na oficina.
Coordenador: Alexandre Ricalde Rodrigues (Departamento de Física/CCEN)
Monitor: Lucas da Silva Guilhermino

Oficina: PRÁTICAS LABORATORIAIS DE BIOLOGIA
Objetivo: Discutir questões da Biologia e realizar atividades práticas com auxílio de microscópios. Aprender as regras básicas de biossegurança, preparar laminas de Elódeas e mucosa oral.
Coordenador: Paulo Antônio Padovan (Departamento de Histologia e Embriologia – CB).
Monitor: Edvaldo José do Nascimento

Oficina: JOGOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO
Objetivo: Desenvolver conceitos matemáticos utilizando jogos de estratégias, tabuleiro e encaixe de peças que estimulam o cálculo mental, a atenção, o raciocínio e estratégia para encontrar as soluções de problemas.
Coordenador: André Luiz Meireles (Departamento de Matemática/CCEN).
Monitora: Rayza Laurindo.

Oficina: APRENDENDO SOBRE MINERAIS E ROCHAS
Objetivo: Apresentar aos estudantes as ciências geológicas e o estudo dos minerais, rochas e fósseis, despertando a curiosidade em relação à composição, estrutura e formação do planeta Terra, bem como o interesse pelas áreas das geociências.
Coordenador: José Diniz Madruga ( Departamento de Geologia/CTG).
Monitor: Lucas Mateus Silva de Andrade Lima

Horários disponíveis

As datas disponíveis podem ser consultadas através deste link (Planilha atualizada com agendamentos já realizados)

Os horários das oficinas podem ser visualizados na tabela. Cada oficina tem duração de aproximadante 1 hora, podendo ser realizado rodízio entre grupos.

HORÁRIOS OFICINAS CIENTÍFICAS 2019.2

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
MANHÃ
8:30 a 11:30H
FÍSICA     MATEMÁTICA BIOLOGIA
GEOCIÊNCIAS     QUÍMICA QUÍMICA
        GEOCIÊNCIAS

Almoço
13:30 a 16:30H
  BIOLOGIA MATEMÁTICA BIOLOGIA FÍSICA
      MATEMÁTICA QUÍMICA
      GEOCIÊNCIAS
      FÍSICA

Agendamentos

Escolas interessadas deverão fazer contato através do endereço cecine.ufpe@gmail.com, ou dos telefones (81) 2126 7030 / (81) 2126 8616.

Data da última modificação: 23/08/2019, 10:23

Contato Contato

Av. Economistas, nr.9 -Cidade Universitária - Recife -PE- (na entrada lateral da UFPE) CEP: 50740-520