Destaques Destaques

Inscrições das Atividades Polo Cecine/UFPE - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021

Realize AQUI as inscrições para as atividades disponíveis no Polo Cecine/UFPE, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021.

MINICURSO - Explorando Jogos Matemáticos

Resumo: A integração de jogos nas aulas de matemática pode propiciar um ambiente de aprendizagem desafiador e estimulante, no qual os alunos são movidos pela curiosidade, pelo aspecto lúdico.

INSCRIÇÃO AQUI

MINICURSO - Técnicas de Purificação de Proteínas: das tradicionais até as mais novas tecnologias

Resumo: Utilização de vídeos, tour virtual pelo laboratório de Bioquiímica do LIKA, ferramentas de Informática demonstrando visualmente as diferentes técnicas.

OFICINA - Ensinando Geometria com Dobraduras: Pontos Notáveis de um Triângulo

Resumo: A oficina propõe o uso de origamis e dobraduras, servindo de material de apoio para aulas de Geometria do Ensino Fundamental II. Material necessário para os participantes: papel sulfite colorido, lápis e régua.

OFICINA - Jogos Matemáticos: ludicidade e leveza no ensino da matemática

Resumo: Serão trabalhados três jogos, em suas versões disponíveis para dispositivos móveis.

MINICURSO - A torre de Hanói, vamos contar? A versão tradicional e uma variação

Resumo: A Torre de Hanói é muito utilizada no ensino básico, sendo apresentada a fórmula que conta o número de jogadas (2n-1) e fazendo vínculo com funções exponenciais.

MINICURSO - Descomplicando a Vulcanologia

Resumo: Conceitos básicos da Vulcanologia, tipos de magma, tipos de erupção, tipos de lava, produtos vulcânicos, vulcanismo no Brasil, benefícios econômicos da Vulcanologia e curiosidades.

MINICURSO - O céu é apenas o começo

Resumo: Noções conceituais da ciência aeroespacial e suas tecnologias, dinâmica de drones, satélites e foguetes, desde sua concepção até seus respectivos funcionamentos.

OFICINA - Explorando o raciocínio lógico-matemático com jogos

Resumo: Serão propostas atividades diversas: problemas, desafios, jogos e quebra-cabeças, nos quais estão envolvidos conhecimentos matemáticos voltados para o desenvolvimento do raciocínio lógico.

OFICINA - O uso de um jogo RPG no ensino de Química

Resumo: O uso do jogo de RPG “Em busca da semente perdida” como material complementar didático para abordagem temática sobre poluição envolvendo os conceitos químicos de pH, mistura e separações de mistura.

OFICINA - O uso da calculadora em Sala de Aula

Resumo: Utilizaremos um jogo chamado “Calculadora Quebrada”, com o qual iremos propor desafios para os participantes resolverem.

MINICURSO - Critérios de divisibilidade: uma visão construtiva

Resumo: Estabelecer regras e estratégias para determinar se um dado número é ou não divisível por certo número primo.

MINICURSO - Reciclagem e o combate á dengue

Resumo: Demonstrar como produtos recicláveis mais compostos orgânicos podem ser utilizados para prevenção da dengue.

INSCRIÇÃO AQUI

OFICINA - A produção de conteúdos de química para as redes sociais

Resumo: Experiências de produção de conteúdos para o ensino de química nas redes sociais, utilização do YouTube e Instagram, com enfoque no conteúdo interativo e inclusivo.

INSCRIÇÃO AQUI

OFICINA - Escape Room educativo: encantamento através da ludicidade e gamificação

Resumo: Como encantar os alunos utilizando a plataforma Escape Room no ensino remoto e híbrido, fazendo uso da ludicidade e gamificação.

OFICINA - Experimentos em física Básica I

Resumo: Serão apresentados experimentos ou simulações de conteúdos de física do ensino médio.

OFICINA - Matemágica - Brincando com os números

Resumo: Apresentaremos algumas “mágicas” matemáticas, envolvendo operações básicas que exploram propriedades do sistema decimal. De forma lúdica vamos levar os participantes a refletir sobre o sistema decimal e desenvolver o senso crítico.

MINICURSO - Elaboração de podcasts no Ensino de Química

Resumo: Como elaborar um podcast: o que  é necessário, como selecionar os conteúdos, organizar o tempo, elaborar roteiros, alcançar o público alvo e como divulgar a produção.

MINICURSO - Esculpindo Jovens pesquisadores

Resumo: Formação em pesquisa de estudantes do ensino médio, favorecendo a criação de um projeto de futuro que passe pela valorização da ciência e a continuidade dos estudos em níveis elevados da vida acadêmica.

MINICURSO - Parasitologia com foco no ENEM: Revisando as principais parasitoses

Resumo: Revisão dos principais tópicos de algumas parasitoses pertinentes para o ENEM, enfatizando principalmente a esquistossomose e a leishmaniose.

INSCRIÇÃO AQUI

OFICINA - Investigando o teor de sal, açúcares e gorduras em refeições rápidas (fast food)

Resumo: Intervenção pedagógica que promova um debate acerca da quantidade de sal (NaCl), açúcares e gorduras ingeridas em lanches comuns.

MOSTRA VIRTUAL - Centro de Criação Galpão das Artes - visita mediada

Resumo: Visita mediada do Centro de Criação Galpão das Artes, apresentando o acervo e a pesquisa de brinquedos populares tradicionais de Limoeiro e região da mata norte e agreste setentrional de Pernambuco.

MOSTRA VIRTUAL - Anatomia Aplicada aos cursos de saúde na universidade

Resumo: Apresentar o acervo cadavérico que é utilizados para as aulas práticas dos cursos de Saúde da UFPE, assim como outros materiais que podem ser associados a essas aulas.

Data da última modificação: 13/10/2021, 12:49

Contato Contato

Av. Economistas, nr.9 -Cidade Universitária - Recife -PE- (na entrada lateral da UFPE) CEP: 50740-520

(81) 2126-7030 (81) 2126-8616