Notícias do CE Notícias do CE

UFPE participa da organização de congresso nacional sobre alfabetização

Evento acontecerá de 18 a 20 de agosto, tanto em formato virtual quanto em formato presencial

A UFPE é uma das universidades que estão participando da organização do V Congresso Brasileiro de Alfabetização (Conbalf), evento que acontecerá de 18 a 20 de agosto, na Universidade do Estado de Santa Catarina. Com tema “Alfabetização: Políticas, Práticas e Resistências”, o congresso reunirá pesquisadores em educação de diversas partes do país para discutir os impactos das rupturas e retrocessos nas políticas públicas de alfabetização no Brasil. O evento está programado para acontecer tanto em formato virtual quanto presencial, porém, o funcionamento da modalidade presencial dependerá da situação em que a pandemia estiver na época do evento.

Os graduandos, pós-graduandos, professores e pesquisadores que tiverem interesse poderão submeter seus trabalhos para apresentação até o dia 31 de maio através do link. Serão aceitos até 3 trabalhos por autor, sendo somente um na condição de autoria individual e os demais trabalhos deverão ser necessariamente em coautoria.

A participação da UFPE na organização está a cargo da professora Telma Ferraz Leal, vinculada ao Centro de Educação. Telma Ferraz também atua na diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf), órgão que é responsável pelo Conbalf. Fundada em 2012, a Abalf é uma organização que tem por, entre outros, objetivos articular, acompanhar e fomentar pesquisas e políticas públicas no campo da alfabetização, agregando a participação de sujeitos e instituições envolvidos com essa temática.

Nesse sentido, a Abalf congrega profissionais que realizam atividades de docência, pesquisa e outras relativas à alfabetização, envolvendo, dentre outros, pesquisadores, professores do ensino superior e educação básica, associações/sindicatos, organizações não governamentais relacionadas com o magistério.

Outras informações como o cronograma de apresentações, temas de cada sessão do evento, comissão organizadora, valores para submissão de trabalhos, entre outros, podem ser acessadas na página do congresso no site da Abalf.

conbalf2021@gmail.com

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto