Notícias do CE Notícias do CE

Projeto Escrevivências encerra atividades com sarau aberto ao público

Evento do projeto de extensão da UFPE terá como culminância espaço para que os participantes possam declamar os textos produzidos no projeto

Acontece amanhã (5), a partir das 14h, o sarau de culminância do projeto extensionista "Escrevivências como política artística da escrita de si", subsidiado pelo Edital UFPE de Apoio à Pesquisa em Criação Artística 2019-20. O evento, composto por poesia, crônica, conto e declamações, será realizado via Google Meet. Não há pré-requisitos para participar nem é necessário realizar inscrição prévia. A sala virtual tem limite de 100 pessoas.

O projeto, desenvolvido ao longo do primeiro semestre deste ano, articulou artisticamente ensino e extensão no âmbito da disciplina eletiva “Diversidades em Docência: enfrentamentos ao distanciamento social”, ofertada pelo Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais do Centro de Educação (CE) da UFPE. A ação de extensão teve como público-alvo estudantes de graduação da UFPE e também a participação de pessoas de diferentes cursos e cidades, desde a equipe de execução do projeto ao corpo discente extensionista e oficineiras convidadas.

A ação de extensão compreendeu três ciclos de oficinas: escrita criativa, ministrada pela escritora, atriz e professora de teatro Cristiane Sobral, de Brasília; estética textual, com a escritora Luciana Urbim, do Rio Grande do Sul; e performance poética, com a slammer, produtora cultural e estudante da graduação em Letras pela UFPE Patrícia Naia.

O projeto conta com a coordenação das professoras Jaileila de Araújo, do Centro de Educação da UFPE, e Érika Oliveira, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), e possui uma equipe formada por estudantes de graduação, mestrado e doutorado da UFPE e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Com o final da disciplina, a equipe seguirá em atividades, trabalhando na confecção de um e-book que reunirá as produções literárias desenvolvidas pelas pessoas participantes ao longo do projeto e que será publicada ainda este ano.

Projeto "Escrevivências como política artística da escrita de si"
projetoescrevivenciasufpe@gmail.com

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção