Notícias do CE Notícias do CE

Professor da Universidade de Coimbra discute parcerias com o pró-reitor de Extensão e Cultura

Encontro ocorreu no Gabinete do Reitor, na manhã de ontem (5)

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar, representando o reitor Alfredo Gomes, que estava em Brasília, recebeu ontem (5) o professor e pesquisador em Ciências da Educação Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, da Universidade de Coimbra, e a professora Márcia Regina Barbosa, do Centro de Educação da UFPE, no Gabinete do Reitor, no período da manhã.

Foto: Passarinho

Projetos e pesquisas na área de Educação estiveram na pauta da reunião

No encontro, foi abordada a realização de pesquisas científicas, projetos e eventos dentro e fora da Universidade voltados para educação, como, por exemplo, a pesquisa na área da trituralização da educação, que busca pensar e planejar políticas educativas a partir das realidades locais, em especial nos municípios.

“É uma oportunidade de aprendizagem que nos permite outra dimensão no conjunto de atividades educativas, que nós, em Portugal, não conseguimos ter por razões óbvias, não temos tanta gente, não temos tanta pesquisa. Essa troca para nós é muito importante no ponto de vista também da nossa formação e da nossa compreensão da realidade educativa”, afirmou o pesquisador. Na reunião, foi discutida ainda a importância do evento ocorrido na quarta-feira (4) sobre a educação nos espaços prisionais, no Tribunal de Contas de Pernambuco, organizado pela professora Márcia Regina Barbosa. O evento foi o “I Seminário Luso-Brasileiro de Educação e Formação Profissional: dialogando experiências em ambiente prisional”.

Também no encontro foi debatida a construção do papel e da persona do profissional pedagogo, como a influência da obra de Paulo Freire na formação pedagógica do Brasil e das ciências da educação na Europa. “Aquela imagem [de Paulo Freire] com uma citação, aquilo tem a função profunda de dar coragem para aquele aluno da gente, que acorda todo dia de manhã para estagiar nas escolas públicas. O pedagogo tem uma função metódica, mas ele tem uma função profética também, de dar coragem. Qual seria a coragem do educador brasileiro hoje sem Paulo Freire?”, refletiu Oussama.

Data da última modificação: 06/12/2019, 17:22

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto