Notícias do CE Notícias do CE

Dezenove professores da UFPE estão em listas dos cientistas mais influentes do mundo da Plos Biology/Elsevier

Uma das listas considera o impacto do pesquisador ao longo de sua carreira e a outra é referente ao ano de 2020

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem 19 professores entre os cientistas mais influentes do mundo, conforme estudo da Plos Biology/Elsevier. O banco de dados aponta dois rankings, sendo um que considera o impacto do pesquisador ao longo de sua carreira e o outro referente ao ano de 2020. Catorze professores da UFPE figuram nas duas listas, divulgadas, este mês, nas suas versões mais recentes.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Pedro Carelli, destaca o alto padrão de qualidade da pesquisa desenvolvida na Universidade e do seu corpo docente, reconhecidos pelo estudo. “A presença da UFPE nas listas reflete a qualidade e a relevância internacional de nossas pesquisas”, afirmou.

A lista por carreira tem 14 nomes vinculados à UFPE, entre ativos e aposentados. São eles, por ordem alfabética: Adiel Teixeira de Almeida (Departamento de Engenharia de Produção); Adriano Lorena Inácio de Oliveira (Departamento de Ciência da Computação); Alcides Nóbrega Sial (Departamento de Geologia); Anderson Stevens Leônidas Gomes (Departamento de Física); Cid Bartolomeu de Araújo (Departamento de Física); Dmitrii Vassilievitch Petrov (atuou como professor visitante nos Departamentos de Física e Química Fundamental); Francisco de Assis Tenório de Carvalho (Departamento de Ciência da Computação); Gauss M. Cordeiro (Departamento de Estatística); Marcelo dos Santos Guerra Filho (Departamento de Botânica); Marcelo Tabarelli (Departamento de Botânica); Oscar Manoel Loureiro Malta (Departamento de Química Fundamental); Renato J. Cintra (Departamento de Estatística); Sergio Machado Rezende (Departamento de Física); e Ulysses Paulino de Albuquerque (Departamento de Botânica).

Já entre os mais influentes no ano de 2020, estão 19 professores da UFPE, entre ativos e aposentados. São eles, por ordem alfabética: Adiel Teixeira de Almeida (Departamento de Engenharia de Produção); Adriano Lorena Inácio de Oliveira (Departamento de Ciência da Computação); Alcides Nóbrega Sial (Departamento de Geologia); Anderson Stevens Leônidas Gomes (Departamento de Física); Armando Navarro-Vázquez (Departamento de Química Fundamental); Cid Bartolomeu de Araújo (Departamento de Física); Dmitrii Vassilievitch Petrov (atuou como professor visitante nos Departamentos de Física e Química Fundamental); Francisco Cribari Neto (Departamento de Estatística); Francisco de Assis Tenório de Carvalho (Departamento de Ciência da Computação); Gauss M. Cordeiro (Departamento de Estatística); Marcelo dos Santos Guerra Filho (Departamento de Botânica); Marcelo Tabarelli (Departamento de Botânica); Mario Barletta (Departamento de Oceanografia); Monica Ferreira da Costa (Departamento de Oceanografia); Oscar Manoel Loureiro Malta (Departamento de Química Fundamental); Renato J. Cintra (Departamento de Estatística); Sergio Machado Rezende (Departamento de Física); Sérgio Pacheco Neves (Departamento de Geologia); e Ulysses Paulino de Albuquerque (Departamento de Botânica).

O estudo da Plos Biology traz “um banco de dados disponível ao público de mais de 100 mil cientistas de ponta que fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto. Dados separados são mostrados para impacto ao longo da carreira e ano único”.

“São fornecidas métricas com e sem autocitações e proporção de citações para artigos citados. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. Os percentis específicos de campo e subcampo também são fornecidos para todos os cientistas que publicaram pelo menos cinco artigos. Os dados ao longo da carreira são atualizados até o final de 2020. A seleção é baseada nos 100 mil melhores por c-score (com e sem autocitações) ou uma classificação de percentil de 2% ou superior”, conforme o estudo.

Data da última modificação: 28/10/2021, 16:45

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto