Notícias do CE Notícias do CE

UFPE desenvolve programa de inclusão digital para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Programa tem dois pilares fundamentais: a conectividade e a locação de equipamentos

Devido ao distanciamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está implementando um programa de inclusão digital para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O programa tem dois pilares fundamentais: a conectividade, por meio da oferta de pacotes de dados aos estudantes, e a locação de equipamentos para estudantes. A previsão de conclusão é na segunda semana de agosto.

De acordo com o reitor Alfredo Gomes, a ideia é que os estudantes da Universidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica possam estar devidamente equipados para acompanhar os processos de ensino e aprendizagem de forma remota. “Nosso objetivo é aportar recursos para que os estudantes em situação de vulnerabilidade possam ter os equipamentos e a conectividade adequados a esse processo”, afirma.

Para atender ao pilar da conectividade, a UFPE vai aderir à licitação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), que prevê a contratação de pacotes de dados para estudantes das universidades públicas. Já o pilar dos equipamentos vai contar com recursos da UFPE, que está finalizando os estudos para o processo licitatório. A previsão do contrato de locação será de três anos, com seguro para eventuais quebras ou furtos, em uma perspectiva de longo prazo.

Data da última modificação: 08/07/2020, 14:54

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto