Notícias do CE Notícias do CE

Reitor Anísio Brasileiro é reconduzido ao cargo de presidente da Crula - AUF

Conferência Regional de Reitores das Universidades Latino-Americanas (Crula) reúne instituições que desenvolvem atividades de língua francesa

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, foi reconduzido ao cargo de presidente da Conferência Regional de Reitores das Universidades Latino-Americanas (Crula) Membros da Agência Universitária da Francofonia (AUF) hoje (21), no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria. A UFPE sediou, desde ontem (20), a II Assembleia Geral da Crula, com o tema “A francofonia universitária na América Latina: uma solidariedade ativa”, reunindo representantes de 40 instituições.

“A ideia-força deste evento é que a empregabilidade é uma grande preocupação comum às universidades latino-americanas”, afirmou o reitor. “Em nossas discussões, frisamos a capacidade empreendedora dos nossos estudantes, sempre com foco na ética e na cidadania”, complementou. Brasileiro ficará no cargo de presidente da Crula até outubro de 2019, quando termina seu mandato de reitor na UFPE e ele será substituído pelo vice-presidente Edgar Varela Barrios, reitor da Universidade del Valle, na Colômbia.

Foto: Passarinho

Barrios, Brasileiro e Primerose na mesa de encerramento do evento

Barrios destacou que os estudos da Amazônia são um exemplo da integração que pode ser feita entre as universidades. “Podemos ter um impacto de curto prazo articulando e dando maior visibilidade ao que está sendo feito em cada instituição”, disse. Para o reitor da Universidade da Guiana, Antoine Primerose, as universidades compartilham as mesmas dificuldades e desafios. Por videoconferência direto de Montreal, no Canadá, o diretor regional Américas da AUF, Abderrahmane Rida, parabenizou a nova direção.

TEMAS - Em um resumo do que foi discutido nos dois dias, o reitor da UFPE ressaltou três pontos: a francofonia como valor universitário, que se expressa por meio da solidariedade, em um continente com história de lutas no combate à desigualdade; as temáticas da promoção da língua, da mobilidade, da pesquisa compartilhada e da governança (tanto em termos de gestão universitária quanto de empreendedorismo); e as interfaces existentes entre as instituições da Crula.

Confira os álbum de fotos, de autoria de Passarinho:
» II Assembleia Geral da Crula/AUF (dias 20 e 21)
» Encerramento da II Assembleia Geral da Crula/AUF

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto

Endereço: Avenida Acadêmico Hélio Ramos, S/N 50.670-901 | Cidade Universitária - Recife – Pernambuco