Notícias do CE Notícias do CE

Palestra de professor italiano discute a compatibilidade entre ciência e religião

"A UFPE receberá no dia 26 de outubro o professor Piergiorgio Odifreddi, que realizará a palestra “Compatibilidade entre ciência e religião a partir da vida de Galileu Galilei”. Matemático, lógico, filósofo, escritor e professor de lógica nas universidades de Turim (Itália) e Cornell (EUA), ele é autor de vários livros, nos quais discute a importância da ciência para a cultura humanística, as artes e a teologia. O evento será realizado às 10h, no auditório do CTG, e será feito o uso de equipamento de tradução simultânea, já que a palestra será ministrada em italiano. Para participar da palestra, aberta a toda a comunidade acadêmica, basta fazer a inscrição gratuita no link a seguir: https://goo.gl/forms/VSHbURjo2SCXUxyV2

SOBRE – Um dos mais célebres pensadores da Itália, Piergiorgio Odifreddi é famoso por estabelecer um diálogo entre ciência e religião. O professor escreveu um livro-diálogo junto com o Papa Emérito Bento XVI, intitulado “Caro Papa Teólogo, caro Matemático Ateu”, onde eles respondem aos argumentos do outro sobre a fé Cristã e Católica no mundo de hoje. Em seu livro “O Evangelho segundo a ciência”, ele propõe soluções matemáticas e científicas para problemas historicamente considerados como temas religiosos.
O principal campo de pesquisa do Professor Odifreddi, entretanto, é a teoria de calculabilidade, que estuda as classes das funções que podem ser calculadas de forma automática. Nesse campo ele publicou livros que são referencia no mundo, como o “Classical Recursion Theory”. Um de seus livros de mais sucesso foi “Encontros com mentes extraordinárias”, no qual Odifreddi expôs suas conversas com 50 vencedores do Prêmio Nobel e da Medalha Fields.

Dentre os assuntos tratados nas obras do pesquisador estão ainda: história da ciência, filosofia, politica, religião, filologia e outros. Formado em Lógica na universidade de Turim, na Itália, e realizou especializações na Universidade de Illinois e na Universidade da Califórnia, nos EUA, e na União Soviética. Já foi Professor visitante na Universidade Monash, na Austrália; na Sinica Academy e na Universidade de Nanjing, na China; na Universidade de Buenos Aires; e na Columbia Univesity, nos EUA".

Data da última modificação: 16/10/2018, 14:19

Vice-Diretora
Profª. Darci Lira
Secretaria da Direção