Notícias do CE Notícias do CE

II Seminário Comemorativo do Dia do Professor traz lançamento de livros e conferência

O II Seminário Comemorativo do Dia do Professor foi realizado, na manhã de hoje (15), no Auditório Professor Denis Bernardes, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, no Campus Recife. Promovido pela Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad), o evento contou com lançamento de e-books do Programa Livro-Texto da Proacad, publicados pela Editora UFPE, além de conferência sobre diversidade na educação.

Fotos: Passarinho

O reitor Anísio Brasileiro defendeu a democracia e a educação pública

De acordo com o pró-reitor para Assuntos Acadêmicos da UFPE, professor Paulo Goes, o evento é o resgate e a inclusão, no calendário acadêmico da Universidade, da celebração do Dia do Professor. “Isso é uma ação que parece pequena, mas ela resgata a identidade profissional do docente do ensino superior porque, como nós somos todos servidores públicos e a data alusiva à nossa profissão está enquadrada dentro do servidor público, esse seminário é uma forma de destacar a função de professor”, explicou. “A ideia é fortalecer e consolidar esse espaço de profissionalização do docente do ensino superior”, completou.

Liana Cirne Lins proferiu conferência sobre diversidade e singularidades

A programação contou com o lançamento de seis e-books do Programa Livro-Texto da Proacad, referentes ao Edital nº 03/2017. As publicações reúnem trabalhos dos professores da Universidade em diversas áreas de conhecimento. Os títulos lançados hoje (15) são: “Teoria Política e do Estado” (CCJ); “Viés – Moda e Design: métodos e reflexões” (CAA); “Pesquisa em Educação: teorias, experiências e orientação” (CAA); “Formação Inicial do Professor: ensino, pesquisa e extensão na educação básica” (CAp); “A Tomada da Decisão no Cotidiano do Gestor da Saúde: tecnologias, instrumentos e estratégias de atuação” (CAV); “Experiências de Ensino de História na Formação Docente: diálogos possíveis” (CE).

A professora Liana Cirne Lins, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), proferiu a conferência “Diversidade e singularidades: a educação superior na fronteira dos novos tempos”. A partir do que a docente indica como “tempos de crise”, ela trabalhou “em cima da diversidade, da promoção do respeito, da inclusão e do combate à homofobia”. “Hoje é dia de reafirmar a nossa dignidade. E o evento todo é para celebrar a importância de nós sermos professoras e professores”, disse ela.

Em discurso durante o evento, o reitor Anísio Brasileiro avaliou o contexto da atualidade brasileira e defendeu a democracia e a educação pública: “A UFPE se posiciona por uma universidade pública, gratuita, de qualidade, autônoma, socialmente referenciada.” Da mesma forma, a vice-reitora Florisbela Campos exaltou o ensino superior público, gratuito, inclusivo e de qualidade: “Nós queremos uma universidade pública, nós queremos uma universidade que continue a preservar os valores reais do povo brasileiro.”

Ainda durante o evento, a professora Eliete Santiago, do Centro de Educação (CE), que coordena a Cátedra Paulo Freire na UFPE, leu carta de posicionamento ético, político e pedagógico da cátedra. O documento baseou-se nos princípios e ensinamentos defendidos pelo educador Paulo Freire.

O II Seminário Comemorativo do Dia do Professor reuniu pró-reitores, docentes, técnicos administrativos e estudantes de licenciaturas. O evento foi promovido pela Proacad, por meio da Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE), cuja diretora é a professora Eleta Freire.

Data da última modificação: 17/10/2018, 11:39

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto