Notícias do CE Notícias do CE

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 3 em 2018

“IMPACTOS COSTEIROS FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM RECIFE-PE”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 3 em 2018

Aluno(a): Anderson Pereira Lino

Orientador(a): Prof. Dr. Pedro de Souza Pereira

Coorientador(a): Prof. Dr. Michalis Ioannis Vousdoukas (JRC-IES - Itália)

Título da pré-tese: “IMPACTOS COSTEIROS FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM RECIFE-PE”

Data: 25/04/2018

Horário: 14h

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia, localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

Banca Examinadora:

Titulares:

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Pedro de Souza Pereira (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Valdir do Amaral Vaz Manso (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Carlos Augusto Franca Schettini (PPGEOC/UFPE)

4.º Examinador(a): Prof. Dr. Jaime Joaquim da Silva Pereira (UFPE)

5.º Examinador(a): Prof. Dr. Eduardo Siegle (USP)

Suplentes:

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Roberto Lima Barcellos (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Tereza Cristina Medeiros de Araújo (PPGEOC/UFPE)

Resumo:

Inundações são eventos catastróficos ocorrentes em todo o mundo. Estas causam grandes impactos sociais e econômicos à área afetada, sendo a região costeira a mais vulnerável. Assim, devido aos recorrentes casos desse evento em Recife, o objetivo do presente trabalho é reconstituir o maior evento de inundação ocorrido em Recife-PE, aplicando um modelo de múltiplos domínios, a fim de avaliar as extensões das áreas afetadas. Utilizou-se o modelo Delft-3D Flow-Wave, com três domínios em downscaling: Baixa Resolução, com resolução de 1km, Detalhado com resolução de 100m e Local com resolução de10 m. Foram modelados dois períodos: 25-26 de junho de 2014 (evento de menor escala utilizado para validação) e 17-18 de julho de 1975 (maior evento registrado). Os dados altimétricos foram provenientes de levantamentos com LIDAR e os dados batimétricos do Projeto MAI/VULSPE e da GEBCO. As condições de contorno foram implementadas em cada um dos domínios, sendo fornecidos dados de parâmetros de onda, descarga fluvial, direção e velocidade de vento. A saída do sistema foi gerada em modo Hindcast e validada com observações disponíveis. Todos os dados de saída foram correlacionados com os dados observados. O resultado do nível de água apresentou-se com excelente resposta (r2=0,99). Observou-se uma subestimação dos parâmetros de onda, tendo Hs, Tp e DIR uma correlação moderada (r2= 0,42, 0,6 e 0,3, respectivamente). Os pontos de controle das áreas inundadas apresentaram uma ótima correlação (r2=0,95), com inundação de 62% da área urbana e 72% do município, a partir de um incremento de 4,2m no corpo d’água do rio no evento de 1975, corroborando com os dados medidos. Os resultados mostraram-se satisfatórios e indicam uma modelagem confiável (90%). Os resultados mostraram-se satisfatórios e indicam uma modelagem com confiabilidade em torno dos 90%.

Palavras-chave: Ondas; Inundação; Delft-3d; modelo numérico; Rio Capibaribe.

Contatos Contatos

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto