Notícias do CE Notícias do CE

Evento marca lançamento do HUB de inovação educacional Educat/UFPE

Espaço vai atender a comunidade acadêmica da UFPE e também a externa, realizando atividades como formações, minicursos e workshops

Articular pesquisas e práticas para o desenvolvimento da inovação educacional na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também a partir dela. Esse é um dos objetivos do HUB do Laboratório de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação Educacional da UFPE, o HUB Educat/UFPE, lançado na noite de ontem (11) em evento no Auditório Professor Carlos Maciel, localizado no Centro de Educação (CE). “A proposta de ter um HUB de criatividade, empreendedorismo e inovação na área de educação é fundamental para a universidade, e amplia nossa interface com o mundo produtivo, os movimentos sociais”, afirmou o reitor Alfredo Gomes, que participou da mesa de abertura.

Foto: Bernardo Sampaio

Reitor destacou interface com o mundo produtivo e os movimentos sociais

Segundo a professora Auxiliadora Padilha, coordenadora do HUB, o espaço vai atender a comunidade acadêmica da UFPE e também a externa, realizando atividades como formações, minicursos e workshops. “Também vamos atender professores e estudantes que queiram elaborar materiais didáticos, produzir conteúdos digitais; e atuar na articulação com setores da sociedade que tenham o interesse de promover a inovação educacional em suas instituições de ensino”, explicou a professora.

O HUB vai funcionar no prédio da Positiva, diretoria de inovação da UFPE, e irá permitir que professores, estudantes e demais interessados usem o espaço como um laboratório de experiências de aprendizagem. “Cada vez mais a gente busca a sustentabilidade das instituições de ensino superior. Então, temos que formar nossos alunos para a inovação e o empreendedorismo, para que eles possam atuar no mercado de forma integrada”, disse a diretora de Inovação da UFPE, Maíra Pitta.

O lançamento do HUB Educat/UFPE foi realizado dentro do evento “Conversa Conectada: Tendências Educacionais para 2020” e contou com a presença do reitor Alfredo Gomes; dos professores e coordenadores do HUB Marcos Barros e Auxiliadora Padilha, ambos do CE; e da diretora de Inovação da UFPE, Maíra Pitta. O evento teve ainda a participação da diretora do CE, Ana Lúcia Félix; da diretora de Finanças da Proacad, Fernanda Alencar; de prefeitos de municípios parceiros e de representante da Secretaria de Educação.

Assista ao video sobre o lançamento do HUB Educat.

Data da última modificação: 13/03/2020, 09:20

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto