Notícias do CE Notícias do CE

Voltar

Escolinha de Arte do Recife realiza curso de férias para crianças

A ação tem parceria da UFPE e da Associação Nordestina de Arte/Educadores (Anarte/PE), sob a coordenação do professor Everson Melquiades (CE)

A Escolinha de Arte do Recife (EAR) realiza, até o dia 26 deste mês, curso de férias para crianças a partir de 2 anos de idade. As inscrições para os módulos 3 e 4 ainda estão abertas e podem ser feitas na secretaria da EAR, na semana anterior ao módulo ou no início de cada módulo – o módulo 3 começa hoje (17). O valor é de R$ 200,00 por módulo (técnicos e professores da UFPE têm 10% de desconto, que não é acumulativo).

A ação tem parceria da UFPE e da Associação Nordestina de Arte/Educadores (Anarte/PE), sob a coordenação do professor Everson Melquiades (Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da UFPE), da professora Maisa Silva (EAR) e da estudante Auvaneide Ferreira Carvalho (Licenciatura em Artes Visuais da UFPE).

O curso de férias tem como temática central “Livro de Ar”, uma referência direta a um objeto de arte produzido pelo homenageado desta edição: o artista visual pernambucano Paulo Bruscky. A partir desta proposta, as crianças conhecem as obras e os processos criativos de diferentes artistas que emergem da interrelação entre Artes Visuais e Literatura.

O módulo 3, chamado “Mamãe é um Lobo”, acontece de hoje (17) a 19 deste mês. Já o módulo 4, intitulado “Godô Dança”, vai de 23 a 26 deste mês. O horário vai das 14h às 17h. Por semana, são oferecidas 45 vagas. Outros dois módulos didáticos já foram ministrados este mês: módulo 1 – “Música no Zoo”; módulo 2 – “Sombra”. 

Cada módulo tem como título uma obra de literatura infanto-juvenil recomendada pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2012, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)/Obras Complementares. Este acervo foi distribuído nas escolas públicas que atendem aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além do diálogo das Artes Visuais e com a Literatura, estas obras possibilitam o interdiálogo entre as linguagens da Música, do Teatro e da Dança.

A partir das experiências estéticas e artísticas proporcionadas por esta proposta, as crianças participantes do curso desenvolvem sua percepção, intuição, imaginação, criatividade e capacidade crítica, que se constituem em ações mentais essências para ampliação dos processos cognitivos do ato de conhecer. Junto a isso, o desenvolvimento dessas ações mentais é possível mediante o processo de compreensão do conhecimento artístico por meio da leitura, da contextualização e da produção artística, conforme indicado pelas tendências atuais da Arte/Educação.

Mais informações
Maisa Silva (coordenadora pedagógico do curso)

smaisa34@gmail.com 

Escolinha de Arte do Recife
Rua do Cupim, nº 124, Graças – Recife
(81) 3222.0050

escolinhadearte.recife@gmail.com
Página no Facebook 

Data da última modificação: 17/07/2018, 12:19

Contatos Contatos

Coord. Pedagogia
Coordenadora: Bruna Bezerra
Coord. Licenciaturas
Coordenadora: Adriana Silva / Vice: Lívia Suassuna
Coord. Setorial de Extensão
Coordenadora: Raylane Navarro / Vice: Viviane de Bona
Coord. Administrativa
Morgana Marques
Coord. Infraestrutura
Yves Lima
Gerência de Infraestrutura
Gustavo Kleber Pinto
Gerencia de Finanças e Compras
Maria Isabel Teófilo

Equipe Equipe

Diretora
Ana Lúcia Félix
Vice-Diretora
Tatiana Araújo
Assistente de Direção
Karla Reis Gouveia
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Direção
Thais Noberto

Endereço: Avenida Acadêmico Hélio Ramos, S/N 50.670-901 | Cidade Universitária - Recife – Pernambuco