Notícias do CE Notícias do CE

Cinema e Educação são tema de palestra da professora Adriana Fresquet na Escolinha de Arte do Recife

O evento será realizado no sábado (23), das 10h às 12h

A palestra “Cinema e Educação: Experiências de Arte na Escola” será ministrada, no próximo sábado (23), pela professora Adriana Fresquet, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). O evento será realizado, das 10h às 12h, na Escolinha de Arte do Recife, localizada na Rua do Cupim, nº 124, bairro das Graças, no Recife.

Adriana Fresquet é professora da Faculdade de Educação da UFRJ

A atividade é promovida por meio de uma parceria entre a Escolinha de Arte do Recife, coordenada pela professora Maisa Silva, o Grupo de Formação de Professores, Arte e Inclusão (Gefai), coordenado pelo professor Everson Melquiades (Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da UFPE) e o Laboratório de Experiência, Visualidade e Educação (Leve), coordenado pela professora Tereza Didier (Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da UFPE).

Com diversos livros e artigos publicados sobre o campo do Cinema e Educação, na atualidade, a professora Adriana Fresqueté é considerada uma das principais referencias da área na América Latina. Entre as suas principais publicações, destacam-se os livros “Cinema e Educação: A Lei nº 13.006. Reflexões, perspectivas e propostas”, “Cinema e Educação: Reflexões e Experiências com Professores e Estudantes Dentro e Fora da Escola” e “Aprender com Experiências do Cinema. Desaprender com Imagens da Educação”.

Adriana Fresquet é professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Coordena o grupo de pesquisa Cinead/Lecav e o programa de extensão “Cinema para aprender e desaprender”, que desenvolve atividades conjuntas com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), o Colégio de Aplicação e a Escola de Educação Infantil da UFRJ e o Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ) e a parte geriátrica do HU/UFRJ.

Tem criado escolas de cinema e cineclubes em escolas públicas de educação básica municipais, estaduais e federais do Rio de Janeiro, inclusive em parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos e o Instituto Benjamin Constant. É membro fundadora da Rede Kino: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Coordena a coleção Alteridade e Criação, da Editora Autêntica, inaugurada com os livros “Cinema e Educação” e “Godard e a Educação” e da coleção Cinema e Educação da Editora Booklink/UFRJ junto do Hernani Heffner (MAM-Rio/PUC-Rio).

Professor Everson Melquiades

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto