Notícias do CE Notícias do CE

Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) ganha novo prédio e requalificação de espaços

Também foram inauguradas as obras de requalificação dos Laboratórios de Química 1 e 2 da Área II e da coberta e das calçadas do jardim interno do CCEN

Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da UFPE, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), amplia sua estrutura com um novo prédio, inaugurado oficialmente na manhã de ontem (23). Localizado entre os Departamentos de Física e de Química Fundamental do CCEN, no Campus Recife, o espaço contribui para o desenvolvimento das atividades de pesquisa da área. Além do novo prédio, foram inauguradas as obras de requalificação dos Laboratórios de Química 1 e 2 da Área II e da coberta e das calçadas do jardim interno do CCEN.

O novo prédio conta com laboratórios, salas de aula, sala de reunião, banheiros e secretaria. O local, que já está em uso, beneficia aproximadamente 140 alunos de mestrado e doutorado. “A Pós-Graduação em Ciência dos Materiais é uma área [de conhecimento] que fica entre Química e Física. E justamente nós fizemos a construção do prédio estrategicamente para ficar [fisicamente] entre a Física e a Química para que pudesse haver uma maior integração entre os departamentos”, explicou o diretor do CCEN, professor Marcelo Navarro.

Foto: Passarinho

Navarro destacou importância dos novos laboratórios

“É um prédio importante para o desenvolvimento dessa área dentro da nossa universidade”, completou Navarro. A obra de construção dos Laboratórios Multiusuários em Ciência dos Materiais custou R$ 787.269,84, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da UFPE.

Já os Laboratórios de Química 1 e 2 da Área II, destinados ao ensino de graduação, passaram por reformas nas capelas (compartimentos dotado de exaustão para a realização de reações com desprendimento de vapores tóxicos), nas bancadas e no sistema de ar-condicionado. Também foi inaugurada a requalificação da coberta e do calçamento do jardim interno do CCEN.

“O foco da universidade pública é a qualidade da formação dos estudantes, na graduação e na pós-graduação. E é exatamente isso que nós fizemos aqui com a competência das nossas equipes de infraestrutura, de planejamento e de administração”, comemorou o reitor Anísio Brasileiro.

O dispositivo oficial do evento de inaugurações teve a participação do reitor Anísio Brasileiro; do professor Marcelo Navarro; da pró-reitora de Gestão Administrativa, Paula Albuquerque; do pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação, Ernani Carvalho; do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Thiago Galvão; da superintendente de Infraestrutura, Silmara Melo; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, Eduardo Padrón; e do coordenador da Área II, Hélio Machado Neto.

Data da última modificação: 24/05/2019, 20:59

Contatos Contatos

Coord. Pedagogia
Coord. Licenciaturas