Notícias do CE Notícias do CE

Biblioteca do Professor João Alexandre Barbosa fará parte de acervo da Biblioteca Central da UFPE

Mostra do Acervo será exibida na próxima sexta-feira, às 14h, no 2º andar da BC. Evento contará com a presença da arte-educadora Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, viúva do professor

A Biblioteca do Professor João Alexandre Barbosa passará a fazer parte do acervo da Biblioteca Central da UFPE. Para marcar o fato, será realizada a Mostra do Acervo da Biblioteca do Professor João Alexandre Barbosa, apenas na tarde de sexta-feira (13), no 2º andar da Biblioteca Central, no Campus Recife da Universidade. A solenidade, às 14h, será presidida pelo reitor Anísio Brasileiro e contará com a presença da arte-educadora Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, viúva do professor, falecido em 2006 aos 69 anos. Durante a cerimônia, ficarão em exibição algumas obras do acervo de João Alexandre, que foi pesquisador, ensaísta e crítico literário, além de ter sido professor da UnB e da USP, onde também foi diretor da Editora da USP – Edusp.

Foto: Reprodução/YouTube

João Alexandre foi professor pesquisador, ensaísta e crítico literário

No mesmo dia, às 10h, a UFPE vai conceder o título de Professora Honoris Causa à docente Ana Mae Barbosa. A cerimônia será no Auditório João Alfredo, na Reitoria. Ana Mae Barbosa é professora titular aposentada da USP, atuando no doutorado em Ensino e Aprendizagem de Arte, que implantou na Escola de Comunicação e Artes (ECA) e nos mestrados e doutorados em Design, Arte e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi. Ensinou em universidades inglesas e americanas, entre elas Yale University e The Ohio State University.

PERNAMBUCANO – “A doação da senhora Ana Mae Barbosa é mais uma volta, já que a biblioteca de João Alexandre Barbosa começou aqui no Recife. É um pleito de gratidão nosso”, explicou o diretor da Editora UFPE, professor Lourival Holanda. Segundo ele, o acervo é um grande ganho para os pesquisadores da Universidade.

João Alexandre Barbosa foi pesquisador, ensaísta e crítico literário. Dedicou-se à criação do curso de teoria literária da Universidade do Recife, atual UFPE. Foi perseguido pelo regime militar, motivo pelo qual mudou-se para Brasília, onde trabalhou como professor de teoria literária na UnB . Após ter sido desligado da UnB, também por conta da política, foi morar em São Paulo, em 1966. Iniciou a carreira docente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), exercendo em 1980 a função de professor titular do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, ocupada até então pelo crítico e professor Antonio Candido (1918).

Ele assumiu em 1988 a direção da Editora da USP – Edusp. No ano seguinte, foi eleito diretor da FFLCH e ocupou o cargo de pró-reitor de Cultura e Extensão, em 1990. Foi responsável pela criação do Projeto Nascente, para promoção das atividades artísticas entre o público universitário; do Cinusp Paulo Emílio Salles Gomes, espaço dedicado à exibição cinematográfica; e da Comissão de Patrimônio Cultural da Universidade, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Foi autor de importantes estudos sobre a obra de poetas e escritores nacionais, como Murilo Mendes (1901-1975), Augusto Meyer (1902-1970) e João Cabral de Melo Neto (1920-1999). Ele faleceu em agosto de 2006, na cidade de São Paulo.

Mais informações:

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto

Endereço: Avenida Acadêmico Hélio Ramos, S/N 50.670-901 | Cidade Universitária - Recife – Pernambuco