Sobre

 

A missão do Centro de Educação igualmente a da Universidade Federal de Pernambuco, assume como tarefa social reinventar-se e contribuir, contínua e sistematicamente, para  a cultura na qual está inserida  e necessários conhecimentos científicos e populares, através da pesquisa, do ensino, da extensão e da avaliação de programas sócio-educacionais; estes garantirão, em última instância, a autonomia de decisão da sociedade e sua emancipação, ao mesmo tempo em que se ocuparão do aperfeiçoamento Institucional.

REGIMENTO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (Clique aqui)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATENÇÃO: PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ELEIÇÕES NO CENTRO DE EDUCAÇÃO 2023

Notícias Notícias

Voltar

Hub Educat UFPE e Portal Educação Emocional lançam e-book sobre educação emocional na pandemia

Lançamento será realizado hoje (21) no canal do YouTube do Portal Educação Emocional

O e-book “Pandemia e Pandemônio: Reflexões sobre educação emocional em tempos de coronavírus” será lançado hoje (21), às 19h30, no canal do YouTube do Portal Educação Emocional. A obra, que tem distribuição gratuita, foi desenvolvida pelo Portal Educação Emocional, publicada pela Editora UFPE e tem a organização da doutora em Educação pela UFPE Mariana Marques Arantes. O e-book é a primeira produção do Selo Educat, que compartilha suas pesquisas, assim como dos seus parceiros, pela Editora UFPE.

A publicação conta com a participação de 17 autores dos Estados de Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte. Os coautores são especializados em várias áreas do conhecimento e contribuem sobre como buscar mais bem-estar neste momento da pandemia da Covid-19. O e-book foi escrito a partir de uma série de lives realizadas no Instagram do Portal Educação Emocional, no período de 22 de março a 28 de maio. As conversas durantes as lives foram feitas em formato de entrevistas sobre como as vidas estavam diferentes e como não saber lidar bem com as emoções influencia essas mudanças. 

Segundo a fundadora do Portal Educação Emocional, Mariana Arantes, o e-book mostra como a educação emocional e´ importante na formação dos professores e também no que significa hoje ser um professor encantador, que tem a ver com educação emocional. Mariana Arantes e´ doutora e mestra em Educação pela UFPE, especialista em Educação Emocional (Espaço Arte Yoga) e em Gesta~o de Empresas (Cedepe).

A obra pode ser dividida em quatro seções, que têm afinidades entre elas: o Estudo das Emoções, a Educação, o Ambiente de Trabalho e as Relações Familiares. Essa divisão facilita a leitura dos 17 artigos de acordo com a preferência por temática específica.

A parte sobre o Estudo das Emoções traz seis artigos, que tratam, entre outros temas, do exercício do autocuidado, dos efeitos da ansiedade provocada pelo distanciamento social e do funcionamento do cérebro sob estresse. Cinco artigos citam diretamente a área da Educação, tratando da relação entre um processo formativo de educação emocional para docentes e das estratégias didáticas para o ensino a distância na época da educação 5.0, por exemplo.

Já em relação ao Ambiente de Trabalho, dois artigos contribuem com reflexões sobre o estresse dos profissionais na área da saúde, especialmente para os que estão na chamada “linha de frente”, e a dificuldade de lidar com frustrações e adaptar-se ao novo. Na seção Relações Familiares, outros cinco artigos trazem reflexões sobre temas como o uso de eletrônicos na infância e o papel dos pais no desenvolvimento de habilidades emocionais dos filhos por meio do esporte.

Os interessados em obter o e-book podem enviar um e-mail para contato@educacacaoemocional.com.br. O livro também está disponível para download, a partir de hoje (21), no Portal Educação Emocional e no site da Editora UFPE. 

PORTAL – O Portal Educação Emocional e´ uma instituição de inovação social que tem o propósito de ajudar a construir um mundo com mais bem-estar, onde as pessoas compreendam o real sentido do que significa viver bem, considerando suas características, desejos, necessidades, limites e possibilidades individuais e coletivos.

A instituição tem o apoio do Núcleo de Pesquisa em Educação e Espiritualidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, da Residência Docente em Ensino de Ciências (ReDec) e do HubEducat, que também fazem parte do ecossistema da UFPE, além do Instituto de Formação Humana e do Porto Social.

Mais informações
contato@educacacaoemocional.com.br

Data da última modificação: 21/07/2020, 15:51

Eventos Eventos

Concursos Docentes 2018 Concursos Docentes 2018

Contatos Contatos

Coord. Pedagogia
Coordenadora: Bruna Bezerra
Coord. Licenciaturas
Coordenadora: Adriana Silva / Vice: Lívia Suassuna
Coord. Setorial de Extensão
Coordenadora: Raylane Navarro / Vice: Viviane de Bona
Coord. Administrativa
Morgana Marques
Coord. Infraestrutura
Yves Lima
Gerência de Infraestrutura
Gustavo Kleber Pinto
Gerencia de Finanças e Compras
Maria Isabel Teófilo

Equipe Equipe

Diretora
Ana Lúcia Félix
Vice-Diretora
Tatiana Araújo
Assistente de Direção
Karla Reis Gouveia
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Direção
Thais Noberto

Endereço: Avenida Acadêmico Hélio Ramos, S/N 50.670-901 | Cidade Universitária - Recife – Pernambuco