Fachada do prédio do CE

Sobre

A missão do Centro de Educação reflete aquela da Universidade Federal de Pernambuco, porque assume como tarefa social reinventar-se e contribuir, contínua e sistematicamente, para reinventar e inventar a cultura na qual está inserida e os correspondentes e necessários conhecimentos científicos e populares, através da pesquisa, do ensino, da extensão e da avaliação de programas sócio-educacionais; estes garantirão, em última instância, a autonomia de decisão da sociedade e sua emancipação, ao mesmo tempo em que se ocuparão do aperfeiçoamento Institucional.

Notícias Notícias

Voltar

Exposição “Autoria Negra na Construção do Conhecimento” entra em cartaz, no dia 9 deste mês, no Centro de Educação

A promoção é do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (Laberer) da UFPE

A exposição “Autoria Negra na Construção do Conhecimento” entra em cartaz, no dia 9 deste mês, na biblioteca do Centro de Educação (CE) da UFPE, no Campus Recife. O evento de lançamento será, às 9h, no hall do CE. Haverá preleção com o homenageado, o professor Kabengele Munanga (ex-USP e hoje docente visite da Universidade Federal do Recôncavo Baiano), apresentação musical com o grupo Afrocentrados e apresentações artísticas de poetas e poetisas. O evento é aberto ao público. 

A promoção é do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (Laberer) da UFPE, em parceria com a 1ª turma da disciplina “Educação das Relações Étnico-Raciais” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. A coordenação é da professora Maria da Conceição dos Reis, do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação. A iniciativa também tem o apoio da biblioteca do CE e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Com o objetivo de dar visibilidade às autorias negras no âmbito da ciência, destacando suas contribuições para as pesquisas em educação, a exposição surge a partir da necessidade de pesquisadores encontrarem referências epistemológicas/teóricas de autores negros e autoras negras.

Serão expostos quadros com as imagens de 19 autores e autoras negras brasileiras e estrangeiras, com suas respectivas biografias. O material expressará as histórias, os legados e os construtos desses intelectuais, agentes na formulação e construção do conhecimento a partir de alternativas antirracistas. 

As biografias foram produzidas pela turma, a partir das leituras realizadas durante o semestre letivo 2019.1, e as imagens foram reproduzidas por Antônio Fernando Nascimento, artista plástico de Vitória de Santo Antão. 

A exposição fica em cartaz na biblioteca do CE por tempo indeterminado. A visitação é gratuita e pode ser realizada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30.

Mais informações
Professora Maria da Conceição dos Reis

cecareis@hotmail.com

Data da última modificação: 02/07/2019, 13:17

Eventos Eventos

Concursos Docentes 2018 Concursos Docentes 2018

Contatos Contatos

Coord. Pedagogia
81 2126.8801
Coord. Licenciaturas
(81) 2126.8802
Coord. Setorial de Extensão
(81) 2126.8803
Coord. Administrativa
(81) 2126.8321
Coord. Infraestrutura
(81) 38795998

Equipe Equipe

Diretor
Profº. Alfredo de Macêdo Gomes
81 2126.8810
Vice-Diretora
Profª. Ana Lúcia Félix
81 2126.8810
Assessoria de Comunicação
81 2126.8321
Secretaria da Direção

Endereço: Avenida Acadêmico Hélio Ramos, S/N 50.670-901 | Cidade Universitária - Recife – Pernambuco

(81)21268810