Voltar

Raul Manhães de Castro, do Departamento de Nutrição, vai receber o título de Professor Emérito da UFPE

Título é destinado a professores aposentados que tenham se distinguido no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração universitária

O professor Raul Manhães de Castro, do Departamento de Nutrição, vai receber o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), destinado a professores aposentados que tenham se distinguido no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração universitária. A proposta foi elaborada por professores do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) por sua contribuição aos Programas de Pós-Graduação em Nutrição; Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento; e Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica, dos quais é membro permanente. O Conselho Universitário (Consuni) aprovou a concessão na sexta-feira (9) à tarde, na Reitoria.

O docente ingressou no curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco em 1975, concluindo o bacharelado em 1981. Possui especialização em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983), mestrado em Nutrição pela UFPE (1990) e doutorado em Farmacologia Experimental e Clínica pela Universidade de Pierre e Marie Curie – Paris VI (1995). Atualmente, é professor titular aposentado da UFPE com suas atividades de pesquisa interligadas à pós-graduação. A ênfase de seus estudos é em Nutrição e Plasticidade Fenotípica, envolvendo as Neurociências e o Desenvolvimento Fisiológico.

Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Nutrição duas vezes (de 2003 a 2008 e de 2012 a 2014). Durante as suas gestões, incentivou a atividade de pesquisa, a produção intelectual e a internacionalização dos corpos discente e docente. No primeiro período de seu mandato, elevou o programa de nível 4 para nível 5 (ainda na área de Medicina 2) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no ano de 2013. No seu segundo mandato, o programa alcançou nível 6 na avaliação da Capes (já na área da Nutrição). Publicou, nos últimos dez anos, com sua equipe de pesquisa, mais de 50 trabalhos científicos com impacto, indexados no Medline.

É membro da Academia Pernambucana de Ciências e bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), possuindo uma extensa produção científica com 170 artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais indexadas, quatro capítulos de livro, 18 textos publicados em jornais e revistas e 621 trabalhos publicados e/ou apresentados em congressos nacionais e internacionais. “O professor participou de momentos históricos do ensino superior no país e, em especial, na UFPE, trabalhando no processo de formação de pessoal docente qualificado para o CAV”, conclui o parecer.

Data da última modificação: 13/08/2019, 15:35