Voltar

Projeto de Pesquisa em Fisioterapia sobre monitoramento de infecção por Covid-19 em idosos busca voluntários

Participantes devem fazer parte de algum programa de saúde da família ou ter o cartão do SUS

A professora Juliana Fernandes, ligada ao Departamento de Fisioterapia da UFPE, convida idosos a partir dos 60 anos para participarem da pesquisa “Utilização de Smartwatches para o Monitoramento de Infecções pelo Covid-19 em Idosos Comunitários: Estudo de Coorte Prospectivo”.

Para participar do experimento, os voluntários, além de terem idade igual ou maior que 60 anos, também precisam fazer parte de algum programa de saúde da família ou ter o cartão do SUS. Outros pré-requisitos exigidos são que o idoso consiga andar sozinho (mesmo que com o auxílio de bengala, muleta e andador), more na mesma residência por dois anos e não tenha sido diagnosticado com Covid-19.

O trabalho utilizará os relógios inteligentes (smartwatches) para fazer o monitoramento dos sinais fisiológicos dos participantes e avaliar como os objetos poderiam ajudar na detecção precoce de infecções como a Covid-19 em idosos.

Inicialmente, os voluntários passarão por testes cardiopulmonares, físicos, quantidade de atividades que podem realizar, entre outros. Após isso, receberão os relógios que irão acompanhá-los por seis meses. Os relógios vão captar sinais de batimentos cardíacos, frequência respiratória, oximetria de pulso (nível de oxigênio no sangue), número de passos que a pessoa andou no dia e outros dados que serão avaliados pelos pesquisadores a cada dois meses.
 
Os interessados em participarem do projeto devem entrar em contato com os pesquisadores em um dos seguintes canais: e-mail ftrjps@gmail.com ou telefone/Whatsapp (81) 99125.3663

Data da última modificação: 20/01/2021, 16:52