Voltar

Projeto “Capoeira com a UFPE: gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas” recebe prêmio da Secult

Projeto contribui para a socialização dos conhecimentos inerentes ao patrimônio imaterial

O projeto de extensão “Capoeira com a UFPE: gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas” foi premiado com o 2º lugar no 5º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. A ação, coordenado pelo professor Henrique Gerson Kohl (mestre “Tchê”), do Departamento de Educação Física, competiu na categoria “Formação”.

O projeto contribui para a socialização dos conhecimentos inerentes ao patrimônio imaterial em questão e prioriza os mestres enquanto detentores dos saberes e práticas tradicionais, assim como diálogos permanentes entre capoeira, universidade e sociedade.

O prêmio foi anunciado ontem (17), na abertura da 13ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, promovida pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), data em que se celebra também o Dia do Patrimônio Cultural Brasileiro.

“Atos públicos como esse potencializam nossa comoção, que segue dinamizando cada ação-reflexão-nova ação com, na e para a coletividade. Respeitando questões ancestrais, ela legitima cada acúmulo histórico e socialmente relevante tombado ou registrado. Pernambuco segue sendo lócus de muitas práticas sociais que merecem plena valorização de toda a sociedade”, comemora Henrique. 

De acordo com o professor, o prêmio em dinheiro será utilizado em doações para entidades envolvidas com ações sociais e para ações interdependentes com o projeto.

Mais informações
Facebook 

Data da última modificação: 18/08/2020, 17:31