Voltar

Plataforma PlatCOVID traz informações científicas sobre novo coronavírus

Lucas Brandão, do Departamento de Patologia da UFPE, é o responsável pela PlatCOVID junto com Sergio Crovella, do Departamento de Genética

Uma plataforma on-line gratuita e segura com informações científicas úteis e confiáveis sobre a pandemia do novo coronavírus. Essa é a PlatCOVID, uma iniciativa liderada por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Acessível a toda a população, a PlatCOVID é um espaço de análise e cura (certificação) da literatura científica, de forma automática, sobre o coronavírus 2019 (SARS-CoV-2), com importante papel na disseminação do conhecimento.

Os objetivos são fornecer informações concisas e curadas e traçar consenso científico sobre questões relacionadas à Covid-19, analisando, discutindo e classificando dados científicos publicados, possibilitando auxiliar e orientar políticas de saúde. “Atualmente existem mais de 17 mil artigos publicados em diversas revistas no mundo inteiro sobre Covid-19. A PlatCOVID vem também com o objetivo de entender as respostas promovidas pela ciência, até o momento, podendo identificar os nichos e gaps dos estudos desenvolvidos. Além disso, a PlatCOVID permite diminuir o número de artigos e informações necessárias para se atualizar sobre a pandemia, através de seleção, agrupamento, análise sintática e acurácia humana”, explica o professor Lucas Brandão, do Departamento de Patologia da UFPE, responsável pela PlatCOVID junto com o professor Sergio Crovella, do Departamento de Genética da UFPE.

A PlatCOVID é baseada em um algoritmo construído pela equipe da plataforma e que é capaz de realizar análises computacionais sintáticas. Desta forma, toda a literatura publicada e indexada nos principais portais pode ser avaliada, classificada e organizada na PlatCOVID. No momento atual, os conteúdos divulgados são em inglês, mas a ideia do grupo é ampliar para materiais em português, italiano e espanhol.

Fazem parte da iniciativa os pesquisadores Francesco Paparella (Departamento de Física – Universidade de Bari, Itália), Ronald Moura (pós-doutorando – PPGG, UFPE), Almerinda Agrelli (pós-doutoranda – PPGBAS, UFPE) e Lucas Bernardo (mestrando – PPGBAS, UFPE).

A plataforma é de código aberto, por isso a comunidade científica pode utilizar e também fazer parte do processo. “PlatCOVID é um facilitador de informações científicas confiáveis, pois, além da automação, sua análise passa por uma acurácia humana. A plataforma é aberta a qualquer usuário, e qualquer pesquisador e estudante pode fazer parte do nosso esforço, contribuindo com o processo de acurácia e desenvolvimento tecnológico da plataforma”, conclui Brandão.

Mais informações
Professor Lucas Brandão

lucas.cbrandao@ufpe.br 

Data da última modificação: 04/06/2020, 16:20