Voltar

Kit BrincanTO: Jogos e Promoção de Saúde Sexual e Reprodutiva na Juventude é certificado pela Fundação Banco do Brasil

Os jogos educativos foram desenvolvidos pelo Nepvias da UFPE

O “Kit BrincanTO: Jogos e Promoção de Saúde Sexual e Reprodutiva na Juventude” está certificado como uma tecnologia social apoiada pela Fundação Banco do Brasil. O projeto está sob a responsabilidade da professora Daniela Tavares Gontijo, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPE, e das terapeutas ocupacionais vinculadas à Prefeitura do Recife Adriana Lobo Jucá e Sémares Genuíno Vieira.

O projeto consiste em uma tecnologia educativa, utilizada para mediar ações de promoção de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens. O Kit BrincanTO é um conjunto de oito jogos educativos (digitais e físicos), que abordam temáticas como mudanças corporais na adolescência, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, prevenção de violência sexual, vivências da sexualidade de forma segura e gênero/sexualidade. Por meio deles, busca-se criar um espaço dialógico e participativo entre adolescentes/jovens e profissionais para construção de conhecimentos que contribuam para promover a saúde. 

Os jogos educativos foram desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência (Nepvias) da UFPE. Esta tecnologia foi criada inicialmente no campo de ação da Terapia Ocupacional, mas atualmente configura-se como uma ferramenta pertinente e utilizada para diferentes áreas de conhecimento e prática na esfera da promoção de saúde.

A professora Daniela Tavares Gontijo, que também atua no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPE e é pesquisadora do Nepvias, comemorou a certificação da Fundação Banco do Brasil, pois isso abre “a possibilidade de ampliação do projeto para outros cenários, inclusive fora do estado [de Pernambuco]”. Além disso, ela reforça a importância da certificação como um reconhecimento do conhecimento desenvolvido na universidade com reflexos diretos no cotidiano social, numa demonstração da responsabilidade social da instituição pública de ensino superior.

A certificação foi conquistada, em julho, após o projeto concorrer com mais de 900 inscritos no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Assim, o Kit BrincanTO passa a figurar no Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil

O Kit BrincanTO vem sendo utilizado como tecnologia social, sistematicamente, no âmbito da extensão universitária, nos anos de 2012, 2015, 2016, 2018 e 2019, na UFPE em projetos direcionados para a promoção da saúde sexual e reprodutiva na adolescência. Neste período, participaram da utilização da tecnologia social 429 adolescentes em quatro escolas da rede municipal e duas instituições não governamentais (dados não incluem o ano de 2019, o qual ainda está em contabilização).

Este ano, o Kit BrincanTO encontra-se em implantação em cinco equipes de saúde da família vinculadas à Prefeitura do Recife em parceria com três escolas públicas e duas instituições não governamentais.

Mais informações
Professora Daniela Tavares Gontijo

danielatgontijo@gmail.com

Data da última modificação: 26/08/2019, 16:00