Voltar

Estudo multicêntrico sobre Covid-19 recruta voluntários em Pernambuco

Para se integrar ao estudo, é necessário ter o diagnóstico confirmado por swab nasal e estar com sintomas por, no máximo, sete dias

O Rebracovid, estudo multicêntrico que tem como objetivo principal a avaliação da história natural de evolução da Covid-19 no Brasil, está recrutando voluntários em Pernambuco. Presente em oito estados brasileiros, a iniciativa, no Estado, tem um centro coordenado pelo professor Moacyr Rego, do Departamento de Bioquímica da UFPE, que conta, atualmente, com 41 pacientes participantes.

Para se integrar ao estudo, é necessário ter o diagnóstico confirmado por swab nasal e estar com sintomas por, no máximo, sete dias. O interessado deve ligar para o Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit-SG/UFPE) para o telefone (81) 2126.7524 e procurar Nathalia Ferreira. Também é possível entrar em contato por e-mail para por meio do endereço eletrônico selecao.nupitufpe@gmail.com.

O voluntário da pesquisa é submetido a questionários e a coleta de sangue em que serão avaliados os níveis de citocinas inflamatórias, tipos celulares envolvidos, estudos genéticos e avaliação tomográfica. O objetivo é desvendar o porquê de diversos perfis de evolução da doença serem tão diferentes.

Em Pernambuco, estão envolvidos no estudo, além do professor Moacy Rego, a chefe do Serviço de Reumatologia da UFPE, Angela Duarte; a professora Rafaela Gonçalves, do Departamento de Clínica Médica; a professora Maira Pitta, do Departamento de Bioquímica; a professora Michelly Pereira, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia; e a enfermeira Nathalia Ferreira, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT) e bolsista do Rebracovid.

Data da última modificação: 09/12/2020, 15:52