Voltar

Unidade NutriSSAN da Região Nordeste é instalada no Campus Recife da UFPE

Na UFPE, o centro tem como coordenador-geral o professor Pedro Israel Cabral de Lira, do Departamento de Nutrição

A UFPE é a sede do Centro de Ciência e Tecnologia em Soberania e Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas do Nordeste. Funcionando, desde setembro, no Núcleo de Telessaúde (Nutes) – HC/UFPE e no Departamento de Nutrição da UFPE, no Campus Recife, o centro é uma Unidade NutriSSAN, que é uma plataforma tecnológica de comunicação, interação virtual e cooperação em rede fruto de parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), inicialmente articulada em conjunto com o Ministério de Relações Exteriores.

Trata-se de um centro de apoio para articulação, potencialização e visibilização de iniciativas de ensino, pesquisa e extensão em Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional e Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA). Está vinculado à Rede Latino-Americana de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Latino-Americana-SSAN), podendo se articular a outras redes relacionadas a essas temáticas. 

Na UFPE, o centro tem como coordenador-geral o professor Pedro Israel Cabral de Lira, do Departamento de Nutrição. O coordenador executivo é Flávio Valente, vinculado institucionalmente à Fian Internacional (Organização Internacional para o Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas). A equipe de pesquisadores/professores da Universidade responsável pelo centro faz parte do grupo de pesquisa Nutrição em Saúde Pública, havendo integrantes do Laboratório de Nutrição em Saúde Pública do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, no Campus Recife, e do Núcleo de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória (CAV). 

O grupo faz tanto atividades presenciais (encontros, planejamento e desenvolvimento de ações) quanto a distância (webconferências e videoconferências). Sua ferramenta é a plataforma virtual NutriSSAN, a qual funciona mediante adesão e participação ativa de seus membros organizados em unidades da NutriSSAN e Grupos de Interesse Especial (SIGs).

Segundo o professor Pedro Israel, o trabalho do centro tem abrangência regional, nacional e internacional, por isso as suas ações têm relevância para a UFPE e para a melhoria da qualidade de vida da população, que tem relações diretas com as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Além do fomento à ciência, a unidade apoiará e articulará projetos de instituições nordestinas aprovados pelo MCTIC nesta área, coordenará o grupo de trabalho internacional sobre direito humano à alimentação e nutrição adequadas e conduzirá cursos de capacitação em DHANA.

O centro chegou à UFPE a partir de um convite do MCTIC, como um Termo de Execução Descentralizada (TED). A formalização ocorreu, em 13 de julho deste ano, e a inauguração foi realizada, no último dia 24 de setembro, no Nutes. No mesmo dia, foi implantada a Unidade NutriSSAN do Sudeste, instalada na Universidade Estadual Paulista (Unesp), sendo esses os dois primeiros centros a entrarem em operação. Eles atuarão em conjunto com as Unidades NutriSSAN a serem estabelecidas nas demais regiões do Brasil.

Mais informações
Professor Pedro Israel Cabral de Lira
(81) 2126.8476

lirapic@ufpe.br

Data da última modificação: 07/11/2018, 15:04