Voltar

UFPE lamenta o falecimento do médico e professor Jayme Asfora

Hematologista e hemoterapeuta, ele atuou como professor nos Departamento de Medicina Clínica e de Antibióticos, de 1965 a 2001.

 A UFPE e, em especial, o Centro de Ciências da Saúde (CCS), lamentam o falecimento do médico e professor aposentado Jayme Jemil Asfora, aos 86 anos. Ele será enterrado hoje (10), às 15h, no Cemitério de Santo Amaro. Hematologista e hemoterapeuta, ele atuou como professor nos Departamento de Medicina Clínica e de Antibióticos, de 1965 a 2001.

Formado em Medicina pela UFPE em 1960, fez especialização em hematologia em São Paulo (no serviço do famoso professor Michel Abu-Jamra), durante dois anos, como bolsista da Capes. Voltou ao Recife em 1963 e assumiu a Coordenação do Serviço de Hematologia do Hospital das Clínicas da UFPE. Fez livre-docência e doutorado. Passou a integrar o Instituto de Antibióticos do HC a convite do professor Oswaldo Lima, tendo realizado experimentações com drogas antileucêmicas. Participou de congressos, jornadas e seminários no Brasil e no exterior. Publicou diversos trabalhos científicos, com dois deles constando nos Anais do Congresso Internacional de Hematologia em 1978, em Paris.

Jayme Asfora foi ainda um dos fundadores do Colégio Brasileiro de Hematologia. Ministrou cursos de atualização para médicos e doutorandos em várias capitais do Nordeste. Foi também membro da Comissão Estadual de Revisão do Código de Ética Médica entre 2007 e 2009.

Data da última modificação: 10/10/2017, 10:22