Voltar

UFPE é contemplada em edital da Finep para aumentar nível de biossegurança de laboratório

Implementação de um laboratório de segurança biológica NB-3 será voltada para atividades de enfrentamento da Covid-19

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi a única instituição federal de Ensino Superior do Nordeste a ser contemplada pelo edital para equipar laboratórios NB-3 contra a Covid-19, realizado pela Finep Inovação e Pesquisa/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A proposta para implementação de um laboratório de segurança biológica NB-3 para realização das atividades de enfrentamento da Covid-19 na UFPE foi contemplada com recursos de R$ 1.787.100,00. O resultado foi divulgado ontem (3).

A chamada pública buscou selecionar propostas para apoio financeiro à execução de projetos institucionais para adequação/implantação de infraestrutura física de Laboratórios e Biotérios de Nível de Biossegurança 3 (NB-3), segundo a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), destinados a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para o desenvolvimento de vacinas, tratamentos e estudos da patogênese do vírus SARS-CoV2 e outras viroses emergentes e reemergentes.

A construção da proposta teve a participação da gestão central, com apoio de pesquisadores do Laboratório de Imunomodulação e Novas Abordagens Terapêuticas (Linat). Atualmente de nível NB-2, ele será adaptado para se tornar de nível NB-3. “Será um laboratório multiusuário da UFPE para atender os diversos pesquisadores e estudantes da nossa instituição de Ensino Superior”, explica a professora Maira Galdino da Rocha Pitta, diretora de Inovação e Empreendedorismo da UFPE.

“O edital vai permitir pesquisas com maior grau de refinamento para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos, não apenas para a Covid-19, mas também para outras doenças que afetam a nossa população”, afirma o reitor Alfredo Gomes. “Essa estrutura será implantada na Universidade dentro de uma nova concepção de laboratório multiusuário, para diferentes grupos de pesquisa, inclusive em parcerias externas à UFPE, a fim de produzir ciência de qualidade e com impacto na vida da população”, completa.

“O sistema de despressurização de ar ambiental microprocessado/pressão negativa vai ser aplicado na sala destinada ao recebimento de amostras potencialmente contaminadas e processamento para cunho de diagnóstico. Dessa forma, quando se pretende proteger pessoas ou equipamentos de patógenos que estão sendo manipuladas retira-se ar com vazão, pressão e filtragem controlados com um sistema de pressão negativa”, esclarecem os pesquisadores na justificativa do projeto.

A adaptação permitirá ampliar a realização de teste de padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19 na Região Metropolitana de Recife, bem como pesquisas emergenciais sobre o novo SARS-CoV-2. A prestação de serviço do NB-3 inclui ainda um treinamento dos técnicos, docentes e discentes da área para utilização “in loco” dos laboratórios certificados e garante os mais altos padrões de exigência técnica e responsabilidade às ações e pesquisas emergenciais para enfrentamento da pandemia.

Os pesquisadores destacam ainda que a adequação de um laboratório multiusuário na UFPE para o nível NB-3 também trará economia para instituição. Atualmente, quando os pesquisadores e alunos da UFPE precisam utilizar a estrutura de um laboratório desse tipo, eles precisam procurar parceiros nacionais e internacionais. Com isso, são gerados custos associados às missões científicas de professores e alunos para centros com o nível de biossegurança exigido.

NB-3 – De acordo com a Finep, a pandemia demonstrou a necessidade de o Brasil possuir infraestrutura adequada para o enfrentamento de viroses emergentes, em especial de laboratórios e biotérios com nível de biossegurança para trabalho com agentes que podem causar doenças sérias ou potencialmente fatais como resultado de exposição por inalação. Laboratórios e biotérios NB-3 são essenciais para o desenvolvimento de vacinas, tratamentos e estudos da patogênese do vírus SARS-CoV2 e outras doenças contagiosas.

Data da última modificação: 08/09/2020, 17:38