Voltar

Serviço Integrado de Saúde inaugura ambulatório e celebra parceria com a Prefeitura do Recife

Solenidade será na próxima quarta-feira (9), às 14h, na sede do SIS (Rua Lindolfo Collor, 165, Engenho do Meio)

Espaço compartilhado de ações entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Secretaria Municipal de Saúde e a comunidade do entorno, o Serviço Integrado de Saúde (SIS) inaugura seu Ambulatório de Ações Integradas de Saúde no dia 9, às 14h. O SIS fica localizado na Rua Lindolfo Collor, 165, no Engenho do Meio.

Foto: Divulgação

Espaço é vinculado ao Centro de Ciências da Saúde

Pautado nos princípios da Atenção Básica, na integralidade, interprofissionalidade e interdisciplinariedade do Sistema Único de Saúde (SUS), o SIS também celebra a assinatura de um termo de cooperação para consagrar a parceria entre a UFPE e a Prefeitura da Cidade do Recife, por meio das Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (Pics), bem como abraça o Núcleo de Educação Integral e Ações Afirmativas (Neafi) da UFPE, oferecendo novo espaço e fortalecendo parcerias. 

“A prioridade do SIS é o acolhimento em todas as dimensões”, explica a coordenadora do serviço pela UFPE, Angela Maria de Lima Nascimento. O SIS é um serviço-escola, mas também é fundamentalmente um equipamento social e um lugar de reconhecimento. É vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), mas voltado a todos os centros, contando atualmente com ações dos Centros de Artes e Comunicação (CAC), de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), de Educação (CE) e de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

A coordenadora explica que qualquer pessoa pode fazer uso do SIS e que já são quase 5.900 usuários cadastrados na Unidade de Cuidados Integrais e Complementares em Saúde lá abrigada, além de grupos comunitários que realizam diversos projetos locais. O equipamento social de base comunitária atua em quatro eixos: saúde, educação, cultura e comunicação. Rádio comunitária, cineclube, educação popular em saúde, grupo de Capoeira Angola, horta comunitária com fitoterápicos, grupos de mulheres e idosos e quase 30 tipos de Pics – tais como yoga, meditação, acupuntura e tai chi chuan – são algumas das ações.

Ensino, extensão e pesquisa são contemplados no local, que está estruturado como campo de estágio para diversos cursos. Também é o caso da disciplina eletiva “Integralidade em saúde” (oferecida para 13 cursos de saúde, Serviço Social e Psicologia) e do pré-acadêmico Inovação, ministrado aos sábados. O SIS atende à demanda espontânea (bastando levar cartão do SUS, RG e comprovante de residência) ou ao encaminhamento de unidades de saúde, realizando acolhimento de novos usuários de segunda a sexta-feira pela manhã.

Mais informações
Serviço Integrado de Saúde (SIS)

ufpesis@gmail.com

Data da última modificação: 03/10/2019, 18:09