Voltar

Quarenta anos do Departamento de Histologia e Embriologia são comemorados com ciclo de palestras

Amanhã (25) pela manhã, é a vez do Fórum das Pós-Graduações do DHE, que tem início às 9h, com a palestra “Morfotecnologia: novas perspectivas”

O ciclo de palestras comemorativas aos 40 anos do Departamento de Histologia e Embriologia (DHE) da UFPE começou na manhã de hoje (24) e segue até o final do dia de amanhã, no Auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus Recife da Universidade. O primeiro dia do evento foi dedicado à extensão.

Foto: Passarinho

Na abertura, foi destacado o papel da extensão no DHE

“Nossa expectativa com o evento era atender a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Preferimos começar com a extensão visando à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, explicou a chefe do departamento, professora Juliana Pinto de Medeiros. Ela abriu o evento e foi seguida do reitor Anísio Brasileiro, que destacou a importância da trajetória de sucesso do departamento. “Quarenta anos não são 40 dias. Há toda uma história de dificuldades, superações e conquistas. Reconhecendo essa trajetória, precisamos projetar o futuro. Como estaremos daqui a dez anos e como poderemos continuar contribuindo para a sociedade?”, indagou.

A mesa de abertura do evento foi formada pelo reitor, pela chefe do departamento e contou ainda com a vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Oliane Magalhães; pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Christina Nunes; pela representante da Comissão Setorial de Extensão, Rejane Pereira Neto; e pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Morfotecnologia (PPGM), Sônia Pereira Leite.

A pró-reitora Christina Nunes aproveitou a oportunidade para elogiar o papel extensionista do departamento. “O Departamento de Histologia e Embriologia tem uma tradição de praticar a extensão. Eles fazem muito trabalho de extensão com escolas públicas, com gestantes. Quero parabenizar e agradecer ao departamento, e desejar que ele cada vez mais amplie essa prática de relação com a sociedade”, afirmou.

A solenidade foi seguida das palestras da pró-reitora de Extensão e Cultura, Maria Christina de Medeiros Nunes, e da representante da Comissão Setorial de Extensão do Centro de Biociências (CB), Rejane Pereira Neves. Amanhã (25) pela manhã, é a vez do Fórum das Pós-Graduações do DHE, que tem início às 9h, com a palestra “Morfotecnologia: novas perspectivas”, com a professora Sônia Pereira Leite. Às 9h30, o tema é HPV/Câncer, com o professor Jacinto da Costa Silva Neto (DHE/UFPE).

Às 10h, é a vez da palestra “Plantas medicinais utilizadas na Oncologia”, com a professora Ivone Antônia de Souza (Departamento de Antibióticos/UFPE). Às 10h30, a docente Kênia Valença Correia (Departamento de Zoologia/UFPE) fala sobre etnobiologia. Das 11h às 12h, acontece a mostra científica dos trabalhos da Pós-Graduação em Morfotecnologia.

O turno da tarde de amanhã (25) conta com o V Debate Multidisciplinar na Área de Saúde, com o objetivo de discutir a infecção pelo vírus da raiva. Haverá quatro palestras: às 13h, “Morcegos e a raiva: ações da saúde pública na profilaxia da doença”, com o professor Luiz Augustinho Menezes da Silva (Centro Acadêmico de Vitória/UFPE); às 14h, “Raiva humana: atualização”, com Regina Coeli Ferreira Ramos (Hospital Oswaldo Cruz); às 15h, “Raiva: um olhar epidemiológico”, com Camilla Vila Nova Soares Silva (residente do Programa de Residência Multiprofissional em Vigilância em Saúde da Prefeitura do Recife); e às 16h, “Controle populacional de animais: visando o combate de zoonoses”, com a professora Ariene Christina Dias Guimarães Bassoli (DHE/UFPE).

DEPARTAMENTO - Desempenhando papel fundamental no ensino de graduação, o departamento ministra as disciplinas Citologia, Histologia, Embriologia Geral e Especial e Citologia Clínica, oferecidas aos alunos dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Biomedicina, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Educação Física. Conta com a especialização em Citologia Clínica, desde 2011, e com o mestrado em Morfotecnologia, desde 2015. Segundo a chefe do DHE, Juliana Pinto de Medeiros, o departamento é formado por 19 professores efetivos e um substituto, três técnico-administrativos, três técnicos em laboratórios e um auxiliar. Ainda segundo ela, 1.500 discentes passam pelo DHE por semestre.

HISTÓRICO - Por despacho do então reitor Paulo Frederico do Rego Maciel, o Departamento de Morfologia foi desmembrado nos Departamentos de Anatomia e de Histologia e Morfogênese. A Câmara de Ensino de Graduação do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão, em 19 de outubro de 1977, determinou que o Departamento de Histologia e Morfogênese passasse a ser denominado de Departamento de Histologia e Embriologia.

Data da última modificação: 24/10/2017, 20:00