Voltar

Projeto Capoeira COM a UFPE divulga atividades deste semestre

Atividades ocorrem no Núcleo de Educação Física e Desportos (Nefd) da UFPE, Campus Recife, às quintas-feiras, das 13h30 às 16h30

O projeto de extensão “Capoeira COM a UFPE: gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas”, coordenado pelo professor Henrique Gerson Kohl, divulga algumas ações extras para o primeiro semestre deste ano. Além dessa programação, as aulas regulares acontecem, às terças e às quintas-feiras, das 12h às 13h, no Clube Universitário da UFPE, Campus Recife. As ações são articuladas com a disciplina de capoeira do curso de Bacharelado em Educação Física, do Departamento de Educação Física (DEF), do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE.

A iniciativa visa a promover a interação com o público do projeto de extensão, com discentes de cursos diversos e com discentes da disciplina de capoeira do curso de Bacharelado em Educação Física da UFPE, valorizar as referências históricas da capoeira de Pernambuco, do Brasil e do mundo sem qualquer verticalização de saberes, entre outros intentos acumulados, desde o ano 2000, quando foram iniciadas intervenções com capoeira na UFPE.

“Capoeira COM a UFPE” é um projeto de extensão que tem o objetivo de oportunizar experiências com a capoeira e outras práticas sociais interdependentes no sentido de construir relações horizontais que valorizem conhecimentos acumulados historicamente em uma perspectiva transformadora com, na e para a coletividade. Também busca valorizar parte significativa das referências da capoeira do Estado de Pernambuco, do Brasil e do mundo via intercâmbios materializados ao longo de cada semestre.

As atividades do projeto consistem em ações teóricas e práticas (Práxis) de capoeira, contemplando a interdependência das suas dimensões gestuais, ritualísticas, musicais, históricas e outras.

Confira algumas datas com ações interativas abertas ao público, no Núcleo de Educação Física e Desportos (Nefd) da UFPE, Campus Recife, às quintas-feiras, das 13h30 às 16h30:

08/03 – Capoeira e Educação Física: possibilidades – Inst. Cajueiro (Força da Capoeira)

15/03 – Capoeira: alguns fundamentos da luta – mestre Marco-Angola (Volta que o Mundo Dá)

22/03 – Puxada de Rede, Samba de Roda e Maculelê Tradicional de Santo Amaro da Purificação/BA – Contramestre Ricardo (Volta que o Mundo Dá)

29/03 – Capoeira para o universo infantil – Inst. Timão (Força da Capoeira)/ Capoeira como possibilidade de expressão lúdica – contramestre Tchê (UFPE/Capoeira Interação)

05/04 – Capoeira Angola: ancestralidade e algumas questões de gênero – Trenel Gabrielle “Gabyzona” (Angoleiros do Sertão)

12/04 – Capoeira e o Frevo – mestre Tonho Pipoca (Santuário da Capoeira)/Capoeira e algumas técnicas – mestre Mula (Meia Lua Inteira)

19/04 – Maculelê – contramestre Tchê (UFPE/Capoeira Interação) e Floreios na Capoeira – mestre Pingo (Gingarte)

26/04 – Capoeira Angola: algumas possibilidades para o jogo – Grad. Bujão (Dendê Maruô)

03/05 – Bases Fisiológicas e Biomecânicas: aplicações práticas na Capoeira – contramestre Davi Miranda (Grupo de Capoeira Nova Aliança)/Capoeira e parte de suas técnicas – mestre Macarrão (Legião Brasileira de Capoeira)

10/05 – Capoeira Regional: parte do legado do mestre Bimba – contramestre Klayton (Axé Liberdade)

17/05 – Capoeira, Hidratação e Treinamento: algumas reflexões – professor Lalau (Nova Aliança)

24/05 – Capoeira: alguns fundamentos do jogo – contramestre Douglas (Capoeira Nagô)/Capoeira e suas variantes - mestrando Panda (Terra Nossa)

31/05 – Capoeira Regional – mestre Senzala e contramestre Pezão (Mandingá)

07/06 – A musicalidade da Capoeira – mestre Sabiá (Vem Vadiar)

Mais informações
(81) 99960.0938

 

 

Data da última modificação: 07/03/2018, 12:19