Voltar

Profissionais da UFPE lançam publicações com sugestões sobre alimentação e estilo de vida saudáveis durante o distanciamento social

Materiais estão disponíveis para download na internet

Duas iniciativas de professoras e professores da UFPE visam contribuir para melhorar as condições de vida no tocante à alimentação e práticas saudáveis durante o isolamento social. Uma delas resulta da parceria entre o Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Departamento de Nutrição (DN) e o Laboratório de Nutrição Experimental e Dietética (LNED), que produziu o “Guia para alimentação de ‘menor custo’ e estilo de vida saudáveis em período de distanciamento social pela Covid-19”. A outra, “Informativo de práticas alimentares durante e após a Covid-19: das compras ao preparo”, foi desenvolvida por docentes do Departamento de Nutrição (Campus Recife) e do Núcleo de Nutrição (Campus de Vitória) da UFPE.

Com uma abordagem qualitativa para uma alimentação e estilo de vida saudáveis, o Guia apresenta alguns nutrientes para melhorar a função imunológica, assim como alimentos que contém esses nutrientes; refeições diárias por meio de preparações e alimentos regionais; orientações gerais importantes para a manutenção de hábitos saudáveis; links de outros documentos com informações importantes sobre alimentos, alimentação e a Covid-19, além de receitas práticas de algumas preparações e orientações para a prática de atividade física e estilo de vida saudável durante o distanciamento. As autores e autores da publicação são: Débora Pessoa, Edigleide Barretto, Fabiana Gonçalves, Gisélia Muniz, Luís Fernando Moraes, Marcelo de Oliveira e Paloma de Carvalho.

Já no Informativo, a publicação do Centro Acadêmico de Vitória, as autoras e professoras Carmem Lygia Burgos Ambrósio, Elizabeth do Nascimento, Marisilda de Almeida Ribeiro e Raquel Araújo de Santana se propõem a informar e “enfatizar propriedades e importância dos alimentos para a saúde do sistema imunológico, e destacar cuidados desde a compra, higienização e armazenamento, finalizando com receitas práticas, econômicas e nutritivas. Espera-se que após controle dessa pandemia, tais procedimentos permaneçam como hábitos efetivos”.

Data da última modificação: 03/07/2020, 16:25