Voltar

Pesquisadores da Johns Hopkins University chegam à UFPE na segunda-feira (6)

A visita visa à compreensão sobre as doenças infecciosas e o controle de infecções em hospitais (públicos e privados) e comunidades no Brasil

Uma equipe de pesquisadores do Center of Bioengineering Innovation and Design (CBID) – Departament of Biomedical Engineering at Johns Hopkins University (JHU), dos Estados Unidos, chega à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na próxima segunda-feira (6), quando será recepcionada, às 14h15, no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria. Até o dia 24 deste mês, o grupo de visitantes, composto por um professor e seis estudantes, fará atividades nos campi Recife e Vitória da Universidade. A agenda ainda inclui passagens por outras instituições no estado.

Além de promover o conhecimento, a visita visa à compreensão sobre as doenças infecciosas e o controle de infecções em hospitais (públicos e privados) e comunidades no Brasil, podendo servir de base para possíveis desenhos de inovações tecnológicas. O grupo é liderado pelo professor Soumyadipta Acharya.

“É um grande passo para nós, que fazemos a Universidade Federal de Pernambuco, ter pesquisadores de uma das melhores universidades do mundo, que se dispuseram a vir nos conhecer para que, através desse conhecimento, possamos, a médio e longo prazos, desenvolver pesquisas, trabalhos e parcerias institucionais”, afirma a professora Sylvia Lemos Hinrichsen, do Departamento de Medicina Tropical do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE e que coordena as ações na Universidade. Ela também é responsável pela Disciplina de Biossegurança e Controle de Infecções Risco Sanitário Hospitalar.

A agenda em solo pernambucano inclui visitas observacionais em instituições de saúde e ensino na UFPE (campi Recife e Vitória) e no polo médico-educacional de Pernambuco. O grupo também irá a uma escola de Ensino Médio e à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Os pesquisadores da JHU, em parceria com pesquisadores multiprofissionais da UFPE, pretendem identificar ideias relacionadas a problemas da biossegurança, controle de infecções e risco sanitário hospitalar por meio de projetos que possam incorporar ferramentas de inteligência artificial, biossensores de odores relacionados à identificação de microrganismos (bactérias), assim como algoritmos de apoio à decisão diagnóstica.

Nesta primeira etapa, serão identificadas comunidades em áreas urbana (Recife), rural (Vitória de Santo Antão – PE) e quilombola (PE). Numa segunda fase, essas áreas serão estudadas quanto ao uso de antimicrobianos (antibióticos).

Nas visitas às áreas rurais, além do consumo de antimicrobianos pela comunidade, também será observado o uso deles na cadeia alimentar animal. Desta forma, o controle de infecções e o uso de antimicrobianos serão estudados em todo o seu processo: serviços de saúde/hospital, comunidades e cadeia alimentar animal, contribuindo, assim, para o entendimento da multirresistência dos microrganismos aos antimicrobianos disponíveis.

PROJETO – Desde janeiro de 2016, o Departamento de Medicina Tropical da UFPE mantém, em parceria com o CBID/JHU, o projeto de pesquisa “Estudo de Viabilidade e Usuabilidade Preliminar para VectorWeb: um sistema de baixo custo para vigilância automatizada de mosquitos”. A coordenação é da professora Sylvia Lemos Hinrichsen (UFPE) e do professor Soumyadipta Acharya (JHU). 

Essa colaboração tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão da UFPE, no âmbito do Estado de Pernambuco, além dos Estados da Paraíba e do Ceará, que também participam das atividades práticas de pesquisas para a construção de um protótipo automatizado para a vigilância epidemiológica de vetores. Isso poderá ser replicado em áreas de alta densidade de doenças transmitidas por mosquitos, em particular, África, Ásia e China, onde a JHU já atua com pesquisas inovadoras.

Mais informações
Professora Sylvia Lemos Hinrichsen

sylviahinrichsen@hotmail.com

Data da última modificação: 03/08/2018, 14:32