Voltar

Maria Christina Malta de Almeida Costa recebeu ontem (2) o primeiro título de Técnico Administrativo em Educação Emérito

Evento foi realizado no Auditório Professor Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Foto: Passarinho

Christina Malta atuou como bibliotecária de 1959 até 1991

A técnica administrativa aposentada Maria Christina Malta de Almeida Costa, lotada no antigo Instituto de Fisiologia e Nutrição, atual Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS), recebeu na manhã de ontem (2) o primeiro título de Técnico Administrativo em Educação Emérito da UFPE pelos seus serviços prestados na biblioteca do Instituto de Fisiologia e Nutrição, onde atuou de 1959 até a sua aposentadoria em 1991. A sessão solene de outorga foi presidida pelo reitor Anísio Brasileiro e realizada no Auditório Professor Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus Recife, na presença de familiares, amigos e colegas da homenageada.

A professora emérita Eunice Salzano Lago, do Departamento de Nutrição da UFPE, foi a responsável pelo discurso panegírico. “É a primeira técnica administrativa em Educação emérita na UFPE, o que expressa o reconhecimento institucional por uma vida profissional dedicada a oferecer aos alunos, professores e pesquisadores os elementos e a orientação bibliotecária necessária à sua formação e ao aprimoramento”, relembrou a professora, que esteve muito emocionada em seu discurso. A docente também falou dos trabalhos desenvolvidos por Maria Christina em parceria com o médico e professor Nelson Chaves, sendo responsável pela revisão e catalogação de livros como “Quarenta anos de Nutrição no Nordeste: uma retrospectiva”.

Após o discurso panegírico, a cerimônia seguiu com a trasladação das vestes talares, a leitura e a assinatura do ato de outorga, além da assinatura do diploma.

Em seguida, a homenageada Maria Christina expressou a surpresa com que recebeu a informação de que receberia o primeiro título de Técnico Administrativo em Educação Emérito da UFPE e agradeceu a escolha. “Muito me sensibilizou a indicação de meu nome, ainda mais sabendo que inúmeras colegas da Universidade são ainda mais merecedoras dessa indicação do que eu. Assim, fogem-me as palavras para agradecer a todos que participaram deste processo”. Ainda em seu discurso, Maria Christina reviveu histórias e agradeceu aos colegas de trabalho por todo o companheirismo durante os 32 anos em que trabalhou na UFPE.

A diretora do Centro de Ciências Biológicas da UFPE, Maria Eduarda Larrazábal,, destacou a honra de prestigiar a titulação de Maria Christina, definido por ela como um “momento histórico”. Já a vice-reitora Florisbela Campos aproveitou para parabenizar os funcionários do Departamento de Nutrição, em nome da homenageada Maria Christina, por toda a dedicação dos que compõem o departamento.

O reitor Anísio Brasileiro falou sobre a importância do cuidado e da preocupação em compartilhar os saberes, coisas que Maria Christina fez com excelência durante o tempo que trabalhou na biblioteca – e faz até hoje com seus trabalhos de revisão e catalogação de livros. “Christina reúne os elementos necessários para a formação e a pesquisa. Ao compartilhar os saberes, nós aqui homenageamos Maria Christina Malta da Nutrição, da biblioteca, que é transversal a tudo”, afirmou o reitor.

Após o final da cerimônia, a homenageada recebeu flores de familiares, convidados e membros da Comissão de Honra que quiserem parabenizá-la pelo título concedido a ela. 

FORMAÇÃO - Bacharela e licenciada em Geografia e História pela Fafire (1958) e bibliotecária pela UFPE (1959), Maria Christina Malta atuou como bibliotecária/documentalista pela UFPE.

Confira o álbum de fotos da cerimônia, de autoria do fotógrafo Passarinho, da Ascom UFPE.

 

Data da última modificação: 03/10/2019, 16:10