Voltar

Estudante da UFPE será monitor de pesquisa na 16ª Conferência Nacional de Saúde

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) divulgou a lista dos monitores selecionados na segunda-feira (1º)

O estudante Ernesto Luiz Lima da Silva, do 5°período do curso de Odontologia da UFPE, é um dos nomes que compõe a lista dos monitores selecionados para pesquisa que será realizada durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde, de 4 a 7 de agosto, em Brasília. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) divulgou a lista na segunda-feira (1º). O objetivo é mapear o perfil dos mais de cinco mil conferencistas que vão estar no evento, além de fortalecer o controle social na saúde.

Intitulada “Saúde e democracia: estudos integrados sobre participação social na 16ª Conferência Nacional de Saúde”, a pesquisa tem o objetivo de analisar a participação social no processo da 16ª Conferência, sistematizando a abrangência do processo participativo nas etapas e atividades que compõem o maior processo participativo brasileiro. Os monitores foram selecionados pela Comissão de Relatoria da 16ª Conferência para participarem de maneira voluntária da pesquisa. São estudantes de graduação ou pós-graduação de diversas universidades brasileiras. 

O material apurado será um diagnóstico da participação social na saúde brasileira, unindo olhares de diferentes agentes sociais. O trabalho consistirá na coleta de dados, realização de entrevistas e observação das ações que compõem a programação da conferência. Os monitores receberão certificado de participante convidado da 16ª CNS, com carga horária total de 40h, e uma declaração de participação voluntária nas atividades da pesquisa. 

A 16ª Conferência Nacional de Saúde tem o objetivo de para traçar as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O tema desta edição é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Data da última modificação: 04/07/2019, 16:26