Voltar

Breno Albuquerque de Mello recebe título de professor Emérito da UFPE

A solenidade foi comandada pela vice-reitora Floribela Campos

A entrega do título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco ao professor Breno de Albuquerque de Mello, realizada hoje (13), no Auditório Jorge Lobo, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), pode ser resumida em três segmentos: uma homenagem, a alegria de dois amigos com idades em torno dos 80 anos e a valorização da universidade pública.

Foto: Passarinho

O homenageado foi docente da UFPE por mais de 30 anos

Na posição de ex-professor do homenageado, Renilson de Amorim Alves fez a apresentação formal com um discurso que enfatizou, além dos valores morais e qualidades profissionais do colega odontologista, a defesa da instituição pública de Ensino Superior. Já o homenageado, ao agradecer pela indicação ao título, “a falta de recursos e ameaça à autonomia universitária”.

No discurso panegírico, Amorim Alves pontuou que o mais novo Professor Emérito da UFPE “sempre foi um entusiasta pelas causas que abraça, sobretudo na área da pesquisa científica, da didática permanente e das tomadas de decisões” e relembrou aos presentes que o colega demonstrava quando oferecia cursos exclusivos para auxiliares durante os congressos brasileiros de Odontologia.

“Por onde passou, o seu desenvolvimento técnico profissional esteve focado na tentativa de reformular o sistema para que atendesse os mais necessitados, que fossem atendidos com maior dignidade e eficiência”, afirmou Ranilson, que concluiu: “obrigada, Breno, pelo Departamento e por tentar estabelecer um modelo perfeito e acabado de uma instituição, num momento em que os donos do poder não levam em consideração que um país se faz com povo e livro.”

Na solenidade, que foi comandada pela vice-reitora Floribela Campos, estavam presentes ex-alunos, familiares e colegas de Breno de Mello, que, alem de ter lecionado na UFPE por mais de 30 anos, presidiu a Academia Pernambucana de Odontologia, a Sociedade de Cirurgiões Dentistas e participou do Conselho Regional de Odontologia.

PROFESSOR | Em agradecimento, Breno de Mello, visivelmente emocionado, declarou: “Olhando hoje e agora, ser professor da UFPE foi a concretização de um sonho, projeto de vida que passou rápido e como passou depressa. Com a percepção que fiz meu trabalho com a seriedade e honestidade, aceitei o título e aqui estou para recebê-lo. Título que irá coroar toda uma vida de atividades”. E pontuou, “Ai do mestre que não consegue formar alunos que o superem; este deve ser o objetivo principal do professor com letras maiúsculas”.

Já se aproximando do final do discurso, Albuquerque de Mello fez alusão ao professor da UnB José Salomão David Amorim para quem o debate público está invadido pela cultura da pós-verdade. “Afetada pela falta de recursos e ameaçada na sua autonomia, a universidade pública continua sendo o principal centro gerador de pesquisa, inovação e núcleo de pensamento, responsável por elaborar um projeto de Brasil forte e independente”, afirmou Breno de Mello.

E concluiu: “Para se saber o estado do coração de uma pessoa existem dois caminhos: um, mais trabalhoso, indo ao cardiologista e fazendo vários exames o que demora alguns dias e, outro, mais rápido, é receber o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco. Pelo visto, o meu está muito bem, obrigado.”

A Comissão de Honra nomeada pelo homenageado foi composta por Maria da Conceição de Albuquerque Novaes e pelas professoras e professores Lia Botler, Sandra Sayão, Sara Grinfeld, Adauto Freire de Menezes, Alfredo Gaspar Neto, Carlos Canto, José Thadeu Pinheiro, Lenival Silveira e Zeudo Cláudio Vidal.

CURRÍCULO - O homenageado atuou por várias décadas no curso de Odontologia da UFPE, tendo sido coordenador da pós-graduação, também foi coordenador do primeiro curso de Residência Odontológica no Recife, que funcionou nos hospitais Getúlio Vargas e Agamenon Magalhães; iniciou o tratamento a pacientes com aids e colaborou com dois manuais para cirurgiões dentistas sobre biossegurança, editados pelo Ministério da Saúde, além de ter promovido ou participado de vários cursos com esse tema, “na época crítica da aids, quando, por desconhecimento, havia grande reação frente aos pacientes com aids”, como destaca.

Confira o álbum de fotos da cerimônia, de autoria do fotógrafo Passarinho, da Ascom UFPE.

Data da última modificação: 13/09/2019, 17:15