Artigo do Lika publicado na Scientific Reports está entre os 100 mais acessados na área de Oncologia

O artigo “PDGF Family Expression in Glioblastoma Multiforme: Data Compilation from Ivy Glioblastoma Atlas Project Database”  , realizado no Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE, pelo professor João Ricardo Mendes de Oliveira (Departamento de Neuropsiquiatria e Lika) e por Isabella Cantanhede, aluna de iniciação científica do Lika e graduanda do curso de Medicina da Universidade, está entre os 100 mais acessados na área de Oncologia, no ano de 2017, dentro os publicados na Scientific Reports, revista do Nature Publishing Group. A revista científica Scientific Reports publicou o trabalho em novembro do ano passado .

“Esse reconhecimento é muito animador em vários sentidos. Primeiro por ser uma área muito relevante. Segundo por ter sido um trabalho de iniciação científica, o que mostra que é possível que alunos de graduação desenvolvam trabalhos com impacto científico tão grande quanto o de qualquer pesquisador. E terceiro por ser um revista de grande impacto”, explicou o professor João Ricardo Mendes de Oliveira.

A proposta do estudo é realizar a caracterização da expressão de PDGF em diferentes regiões GBM histologicamente definidas, bem como investigar a correlação desses genes com a expressão dos parâmetros relacionados ao mau prognóstico. O glioblastoma multiforme (GBM) é o câncer cerebral primário mais frequente e letal. Devido à sua resistência terapêutica e agressividade, seu manejo clínico é desafiador. Os genes do Fator de Crescimento Derivado de Plaquetas (PDGF) foram incluídos como impulsionadores dessa progressão tumoral, bem como potenciais alvos terapêuticos.

Lika
joao.ricardo@ufpe.br