Biblioteca Setorial Biblioteca Setorial

Edifício sede da Biblioteca Setorial do CCJ-UFPE

Histórico

A Biblioteca da Faculdade de Direito do Recife – Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Jurídicas da UFPE (BIBCCJ) – tem origem com a criação da Biblioteca Pública, no município de Olinda, em dezembro de 1830. Inicialmente, funciona no Convento de São Francisco dos Cléricos em Olinda, instalando-se no Palácio da Faculdade de Direito do Recife, em 1912.

Como parte da Coleção de Obras Históricas e Raras do Sistema de Bibliotecas da UFPE, a Biblioteca da Faculdade de Direito do Recife possui em seu acervo títulos seculares advindos da Biblioteca dos Oratorianos, a Coleção do Visconde de Santo Albino e a Coleção Alemã, que fez parte da biblioteca pessoal do jurista Tobias Barreto.

Por reunir relevante patrimônio histórico e cultural em livros, teses, folhetos, manuscritos e periódicos nacionais e estrangeiros, a preservação, a divulgação e o acesso ao Acervo Histórico da Biblioteca são realizados com cuidados especiais. A organização do Acervo, a modernização dos serviços e a ampliação das instalações são metas da UFPE e da Faculdade de Direito do Recife para melhor atender ao público.