Fachada do prédio da Faculdade de Direito do Recife. Foto: Daniel Venegas/Procit UFPE

Sobre

O curso de Direito da Faculdade de Direito do Recife é um dos mais antigos do País. Foi criado em 11 de agosto de 1827 por um decreto imperial, juntamente com a Faculdade de Direito de São Paulo. Até então, a maioria dos bacharéis em direito, juristas e advogados no Brasil era formada pela Universidade de Coimbra, em Portugal.

A Faculdade de Direito do Recife teve como sua primeira sede o Mosteiro de São Bento, em Olinda. Em 1854, foi transferida para a Capital do Estado, incorporando-se à Universidade do Recife em 1946, ano de surgimento da Universidade Federal de Pernambuco.

 

Notícias Notícias

Voltar

CHAMADA DE TRABALHOS - IV Colóquio Internacional de Pragmatismo Jurídico e Teoria do Direito

Está aberta a Chamada de Trabalhos para o  IV Colóquio Internacional de Pragmatismo Jurídico e Teoria do Direito, que acontecerá em Recife de 26 a 28 de junho de 2019. O tema  do IV Colóquio Internacional é "Barreiras Institucionais ao desenvolvimento: CORRUPÇÃO". 

 
Os Grupos de Trabalho (GTs) terão o objetivo de discutir questões ligadas ao pragmatismo e ao problema da corrupção, a partir da perspectiva de diversos saberes, como filosofia, direito, sociologia, história, ciência política e economia. Serão bem-vindos trabalhos que adotem tanto um ponto de vista filosófico como também mais voltado à prática.   
 
O evento é organizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a coordenação acadêmica da  Professora Flavianne Nóbrega (Laboratório de Pesquisa em Desenhos Institucionais) e do Professor emérito da UFPE George Browne (Fundamentos e Métodos do Pragmatismo: uma abordagem interdisciplinar dos fenômenos jurídicos / Instituto George Browne).
 
Estão confirmados os pesquisadores internacionais: Frederic Kellogg, da George Washington University/USA e Fellow MacCormick da Edinburgh University/UK, Brian Butler, da North Caroline University/USA, Anthony W. Pereira, do King's College/UK, Nicole Janz, da University of Nottingham/UK. 
 
Os professores nacionais confirmados são: Joaquim Arruda Falcão (FGV/SP),  Clarice von Oertzen (PUC/SP), Rachel Herdy (UFRJ), Bruno Salama (FGV-SP, Berkeley University), George Browne (UFPE, Tulane University), Ernani Carvalho (UFPE), Fabrício Tomio (UFPR), Dalson Britto (UFPE), Eduardo Melo (FGV/RI).
 
As propostas para apresentação nos grupos de trabalho deverão ser enviadas até o dia 26/05/2019 para o e-mail  pesquisa.igb@gmail.com com a ficha de submissão preenchida, conforme instruções da chamada de trabalhos oficial, em anexo. Os autores com trabalho aprovado terão a sua inscrição garantida para participar de todas as atividades do Colóquio Internacional. Os 20 melhores trabalhos aprovados serão publicados pela ESMPU, em parceria com o Conselho editoral e científico da UFPE.  
Para os que forem participar somente como ouvinte, as inscrições devem ser feitas pelo site da ESMPU  escola.mpu.mp.br  
 
As apresentações dos Grupos de Trabalhos aprovados serão realizadas no dia 26 de junho de 2019, na Faculdade de Direito do Recife – UFPE -  Praça Adolpho Cirne, s/n, Boa Vista.   Neste mesmo dia, haverá também o lançamento do livro "Reflexões sobre o Pragmatismo Jurídico: escritos do professor George Browne", publicado pela Editora CRV, bem como o livro do Professor Frederic Kellogg "Pragmatismo, Teoria do conhecimento e Filosofia do Direito", traduzido pelo pesquisador Pedro Spindola e publicado pela Editora da UFPE. 
 
Essas obras resgatam a relevante contribuição acadêmica e histórica do Professor George Browne e do Professor Frederic Kellogg, que foram os  co-fundadores do  “Center for Law and Pragmatism” em Recife, o qual representa o primeiro grupo de pesquisa sobre Pragmatismo Jurídico, liderado pelo Professor George Browne no país e registrado no CNPq, intitulado “Fundamentos e Métodos do Pragmatismo: uma abordagem interdisciplinar dos fenômenos jurídicos”. 
 
As palestras dos dias 27 e 28 de junho de 2019 se realizarão no Auditório do Ministério Público Federal de Pernambuco,  Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1800, Espinheiro.
 

Link para Chamada de Trabalhos e Ficha de Submissão

Data da última modificação: 18/04/2019, 08:06

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.7858 / 2126.7857
Coordenação Administrativa
(81) 2126.7871 / 2126.7852
Escolaridade
(81) 2126.7870
Arquivo do CCJ
(81) 2126.7892

Localização Localização