Workshop reúne cientistas do Brics para discutir colaborações institucionais

Áreas se referem a quatro dos sete Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) localizados na UFPE

Reunir cientistas do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics) nas áreas de Fotônica, Inovação Farmacêutica, Engenharia de Software e Nanomateriais baseados em Lantanídeos para Marcadores e Sensores é o objetivo do Workshop Científico Brics-UFPE, que será realizado de segunda (1°) a quinta-feira (4) no Auditório Ricardo Ferreira, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A abertura será às 14h, com a participação do reitor Anísio Brasileiro. O evento é aberto a pesquisadores e estudantes e será realizado em inglês.

A reunião de quatro dias proposta é motivada pela colaboração científica já existente entre pesquisadores ou pequenos grupos – por exemplo, em Fotônica e Nanomateriais com a Rússia, Índia e China, e em Engenharia de Software com a Rússia – e para formalizar e desencadear novas colaborações formais e institucionais. O workshop será aberto aos participantes do Programa de Internacionalização (Print), concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) à UFPE para ampliar a internacionalização de vários de seus programas de pós-graduação.

As áreas se referem a quatro dos sete Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) localizados na UFPE. Os INCTs buscam a formação de redes de pesquisa; a consolidação de parcerias institucionais; a abordagem multidisciplinar em temas estratégicos para o país; a formação e capacitação de recursos humanos altamente qualificados; e o investimento em longo prazo. O evento é promovido pelo INCT de Fotônica e pelo Departamento de Física. Participam representantes de universidades de Moscou e Ecaterimburgo (Rússia), Calcutá e Deli (Índia) e Shenzhen (China).

Professor Anderson Gomes

andersonslgomes@gmail.com