Workshop Científico Brics-UFPE vai até a quinta-feira (4) com palestras e reuniões de trabalho

A formalização de colaborações acadêmicas entre a UFPE e pesquisadores dos países do Brics: Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul é o principal objetivo do Workshop Científico Brics-UFPE, que começou na tarde de ontem (1º) e vai até a quinta-feira (4), no Auditório Ricardo Ferreira, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife da UFPE. A programação do evento conta com palestras e reuniões de trabalho.

Foto: Passarinho

Reitor ressaltou a política de internacionalização da UFPE

O encontro foi motivado pela colaboração científica já existente entre pesquisadores ou pequenos grupos com a Rússia, a Índia e a China. “Nós temos projeto de cooperação entre a UFPE e a National Research Nuclear University (Mephi). Começamos uma colaboração experimental envolvendo estudantes brasileiros e russos. Estamos lá há três anos e vamos dar continuidade a este projeto. Temos colaboração também com a China e estamos expandindo para a Índia. Precisamos envolver ainda a África do Sul. A ideia do workshop é expandir essas colaborações”, explicou o organizador do evento, o professor Anderson Gomes, do Departamento de Física da UFPE.

Antes do início do workshop, no período da manhã de ontem (1º), o reitor Anísio Brasileiro recebeu o reitor da National Research Nuclear University (Mephi), de Moscou, na Rússia, Mikhail Strikhanov, e uma equipe com seis pesquisadores da instituição. A proposta do encontro foi a de reforçar e de expandir a colaboração entre as duas universidades. “Queremos expandir e a cooperação, não apenas nas áreas de medicina e nanotecnologia, que já temos, mas em outras áreas. Eu acredito que nossa cooperação vai nos levar a muitos bons resultados”, afirmou Mikhail Strikhanov. Ele ainda sugeriu que, no ano que vem, o workshop científico seja realizado na Mephi.

Anísio Brasileiro aproveitou a oportunidade para ressaltar a política de internacionalização da UFPE. “Essa cooperação e a presença da Mephi mostra a relevância e a importância internacional da UFPE. Nossa instituição é de altíssima competência no que diz respeito às interfaces entre tecnologias, áreas de saúde, áreas de biociências, inteligência artificial. A ideia é que essa cooperação se estenda em uma perspectiva interdisciplinar, de integração entre a graduação e a pós, de internacionalização e de inovação”, afirmou.

ASSINATURA – Hoje (2) pela manhã, a UFPE assinou Protocolo de Intenções com a Higher School of Economics – National Research University, cujos representantes também participam do encontro no CCEN. O Departamento de Física da UFPE já tem cooperação científica com a instituição russa, que quer ampliar as parcerias para outras áreas do conhecimento como, por exemplo, Eletrônica e Economia.

Confira o álbum de fotos do workshop, de autoria do fotógrafo Passarinho, da Ascom-UFPE.

Data da última modificação: 03/04/2019, 15:16