Universidade Federal de Pernambuco e Université de Liège assinam Memorando de Entendimento

Objetivo é formalizar cooperação em diversas áreas do conhecimento

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Université de Liège, da Bélgica, assinam Memorando de Entendimento, na próxima segunda-feira (30), às 11h30, no Gabinete do Reitor da UFPE, no Campus Recife. O documento prevê que as duas instituições possam explorar as possibilidades de cooperação de transferência de tecnologia e atividades de patenteamento.

De acordo com o memorando, a UFPE e a Université de Liège, por meio de suas agências de inovação Positiva UFPE e Interface, respectivamente, realizarão as seguintes atividades: assistência mútua no trabalho de licenciamento; identificação de possíveis tecnologias complementares para licenciamento conjunto e pesquisa conjunta – em áreas como Medicina e dispositivos médicos; Agronomia e novas tecnologias alimentares; Engenharia de Software; Meio Ambiente, Biodiversidade, Ciências Naturais; Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), Indústrias Criativas, Cultura –; aconselhamento complementar às exigências sobre pedidos de patentes mútuas; combinação de Saúde e TIC; e compartilhamento de espaços de coworking ou salas privativas para o intercâmbio de empresas participantes de seus programas de incubação.

Os coordenadores da cooperação no âmbito do Memorando de Entendimento são a professora Solange Coutinho (diretora da Positiva UFPE) e Eric Feller (responsável pela área de transferência de tecnologia da Interface). O documento tem validade de três anos, a partir da data da assinatura.

AGENDA – A assinatura do memorando faz parte da agenda de atividades de Eric Feller no Recife. De segunda (30) a quarta-feira (2), o visitante participa de reuniões e de visitas a laboratórios da Universidade vinculados ao Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)/Departamento de Engenharia Nuclear, Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Centro de Informática (CIn), Centro de Ciências da Saúde (CCS), além do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg) e do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika). Eric Feller ainda cumprirá agenda na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Data da última modificação: 30/09/2019, 10:14