Seminário de Óptica aborda “Escrita de uma rede de Bragg longa para obtenção de um laser aleatório Raman em fibra ótica”

Evento ocorrerá na terça-feira (24), às 14h, no auditório do DF

O Seminário de Óptica, do Departamento de Física (DF) da UFPE, ocorrerá na próxima terça-feira (24), às 14h, no auditório do DF e será apresentado pelo aluno Bismarck Lima, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPE, abordando o tema “Escrita de uma rede de Bragg longa para obtenção de um laser aleatório Raman em fibra ótica”.

Resumo

Fibras óticas fotossensíveis, quando expostas a luz UV, sofrem uma mudança permanente no seu índice de refração. Utilizando um padrão de interferência, é possível gerar uma modulação periódica no núcleo, gerando o que é conhecido como rede de Bragg. Com isto, é possível fabricar diferentes tipos de laser, entre eles os lasers aleatórios. Neste seminário serão apresentados os resultados obtidos na Escola Politécnica de Montreal durante a vigência do auxílio mobilidade discente. O objetivo principal destas atividades foi fabricar e caracterizar redes de Bragg longas com deslocamentos de fase aleatórios e aleatoriamente introduzidos. Foi observada nos dispositivos fabricados a emissão de laser Raman em 1117 nm e 1177 nm correspondentes às primeira e segunda emissões Stokes, com larguras de linha menores que 1,5 nm.

Data da última modificação: 20/04/2018, 13:30